2019 - Matheus Pedro Del Nero Silva - Engenharia Civil


Quando cheguei no aeroporto de Lisboa e me dirigi à estação Oriente para seguir minha viagem de trem até a cidade da Guarda, não sabia das coisas boas e de todos os amigos que faria em uma cidade no interior de Portugal, e em tão pouco tempo.

Guarda é uma distrito de Portugal que habitam cerca de 40 mil pessoas, porém a cidade Guarda em si, limita-se a somente 20 mil, sendo a outra metade dividida em pequenos vilarejos que cercam a "capital" do distrito. Com esse pequeno número de pessoas, a cidade se comporta quase como uma cidade interiorana do Brasil, com todos se conhecendo e sem o estresse e pressas que existem nas grandes cidades.

Como minha chegada foi em fevereiro, ainda era inverno e temperaturas abaixo de 0° ainda eram frequentes, porém a neve só fui conhecer depois de dois meses, quando já era primavera, e apesar de ser uma "neve úmida", uma neve com chuva, que não deixa que se acumule neve pelo chão, ainda sim, para mim, foi uma experiência única na vida, pois foi a primeira vez que presenciei esse acontecimento. A Serra da Estrela, na qual a cidade está localizada em suas proximidades,  é uma lugar muito bonito de se conhecer por todo seu turismo natural e também é uma boa opção para se ver neve caso aqui na cidade não ocorra.

O Instituto Politécnico da Guarda, ou IPG para os mais íntimos, dispõe de ótimos professores que devido ao baixo número de alunos no curso de Engenharia Civil, tem um contato muito próximo com os alunos e sempre se empenham ao máximo para passar a matéria de modo que os alunos compreendam. O centro de estudantes internacionais dispõe de muita atenção com os novos chegados e também demonstram muito orgulho em receber pessoas de diversos lugares do mundo, sejam turcos, lituanos, italianos, sírios, venezuelanos, espanhóis, romenos e brasileiros.

Aqui sempre fui muito abraçado por todos e a comunidade brasileira é realmente algo muito unido, onde todos se ajudam em qualquer situação. Os portugueses, apesar de alguns serem ranzinzas e mau humorados, percebe-se que este é o jeito português de se falar e comunicar, sempre estão querendo demonstrar todas as belezas escondidas que o país deles tem, e acredite, são muitos.

Guarda é uma cidade pequena e com um clima hostil, mas trago sentimentos maravilhosos deste lugar e que com certeza irei me lembrar para sempre daqui.

Compartilhe nas Redes Sociais