2018 - Victor Oliani Trevisan - Engenharia de Produção


Cheguei em Bologna, Itália no dia 19 de Setembro de 2018 já procurando moradia. O meu primeiro erro ocorreu antes de começar o Programa de Fluxo Contínuo pelo fato de não ter procurado um apartamento enquanto estava no Brasil.

A Universidade em si não tem dormitório, o que dificultou muito a minha busca por moradia. Recomendo aos próximos alunos que participarem do programa entrarem em grupos de moradia de suas respectivas cidades no Facebook. Consegui encontrar o apartamento em que moro hoje no mural da Universidade, lá se encontram vários anúncios de diversas opções de moradia.

Uma outra dica que dou a vocês é sempre estarem atentos com o site da Universidade, onde todas as informações, datas e horários relativos a Universidade estão disponíveis.

Para os que pretendem estudar italiano durante o intercâmbio conferir com antecedência no site da Universidade a disponibilidade de cursos gratuitos. No meu primeiro semestre, por uma perda de prazo, não consegui me ingressar no curso de italiano oferecido gratuitamente pelo Universidade. Tendo, assim, que me matricular em um curso particular. No segundo semestre, porém, consegui me matricular com sucesso no curso de italiano da Universidade.

Como um todo, a minha experiência em Bologna tem sido muito gratificante. Ao mesmo tempo tive a oportunidade de conhecer pessoas do mundo inteiro, uma cultura diferente e uma nova língua. Tenho boas expectativas para este próximo semestre que passarei aqui na Itália.

Compartilhe nas Redes Sociais