Durante o segundo semestre de 2018 realizei intercâmbio cultural na Université Versailles Saint-Quentin en Yvelines (UVSQ). A experiência do intercâmbio foi extremamente enriquecedora, por poder conhecer a vida acadêmica em outro país e aprofundar meus conhecimentos em minha área de estudo (Direito) por meio de uma perspectiva distinta da que encontro no Brasil. Nesse sentido, por ser grande apreciador do Direito Internacional Público, focalizei meus estudos em matérias relativas ao funcionamento da União Europeia, tema que apenas o intercâmbio poderia me propiciar, vez que o estudo a respeito do bloco europeu é, naturalmente, mais completo em universidades europeias do que em universidades brasileiras.

Além de ganhos acadêmicos, o intercâmbio me propiciou um contato maior com o cotidiano de um país estrangeiro, me permitindo conhecer culturas e lugares diferentes, em uma vivência que possibilitou conhecer pessoas de diversos países e culturas, de modo a configurar uma experiência capaz de ampliar profundamente meus horizontes.

Essa caminhada demandou adaptação à uma realidade cultural, social e linguística distinta. Nesse processo, pude contar com apoio de amigos, familiares e das Universidades (tanto a UPM quanto a UVSQ), de modo que gostaria de encerrar minhas considerações agradecendo ao apoio institucional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mateus Lucafó Marques

 

Compartilhe nas Redes Sociais