2019 - Ana Luísa Hack - Psicologia


O meu processo de aplicação para a Gordon College foi tranquilo, a COI esteve sempre disponível para tirar todas minhas dúvidas e ao enviar todos os documentos necessários, fui aceita no programa. O passo seguinte foi aguardar a resposta da Gordon College, que demorou dois meses, e então eles me pediram mais alguns documentos por e-mail. Também fui informada que nem todas as matérias que havia escolhido estavam disponíveis.

Na Gordon College, como muitas faculdades americanas, há matérias diferentes disponíveis no semestre de outono e no semestre de primavera, então é sempre bom checar especificamente quais matérias eles disponibilizarão no semestre no qual você planeja ir daquele ano, e não no catálogo geral de matérias. Outro detalhe importante ao escolher em qual semestre ir, primavera (janeiro-maio) ou outono (setembro-dezembro) é que o ano escolar deles começa em setembro, então é nesse semestre que eles têm a recepção para os alunos internacionais, que é muito útil porque eles respondem todas suas dúvidas enquanto você está longe e providenciam apoio e um tempo extra de adaptação ao chegar lá, antes dos calouros americanos chegarem. Como eu fui em janeiro, não tive esse mesmo nível de apoio e direcionamento ao chegar lá. Já um lado positivo de ir no semestre de primavera é que se o aluno for ficar o ano inteiro, pode trabalhar nas férias de verão lá, que são três meses, e as possibilidades de estágio são muito interessantes, algo muito diferente aqui do Brasil e que vale a pena a experiência!

Quando cheguei, fui bem recepcionada. Fizeram um jantar para todos os que estavam chegando naquele semestre, que, nos EUA, é o meio do ano escolar, então tinham poucas pessoas. Durante a orientação dos dois dias seguintes, fizemos um tour pelo campus, mostraram todos os serviços disponíveis para os alunos (são muitos!). De novo, no semestre de outono, a orientação para alunos internacionais dura uma semana e eles levam os alunos para conseguir um chip de telefone, abrir conta bancária, documentos importantes, e outras coisas que alunos nacionais não precisam. As aulas já começaram naquela mesma semana que cheguei.

Eu gostei muito do campus ser pequeno, pois gera uma sensação de comunidade. São apenas 1.500 alunos em comparação com os 30.000 do Mackenzie. Mas não gostei que o campus é longe de cidades, sem nenhum transporte público disponível ali perto. O único jeito de sair do campus é ter amigos com carros, pois a loja ou praia mais perto é a uma hora a pé. Mas leve em consideração que é muito frio pra caminhar uma hora a pé na maior parte do ano. Boston fica a uma hora e meia de trem, sem contar com a carona até uma estação de trem.

A única coisa que eu não gostei foi o período tão longo de inverno. Eu até gostei do frio e da neve, mas o frio dura do final de outubro até a metade de maio, que é quando as aulas acabam, então eu não cheguei a ver o calor lá. Pessoas que não aguentam muitos meses de frio deviam considerar isso antes de ir. Não que os ambientes fechados não sejam quentes, mas existe uma condição chamada Depressão de Inverno que é gerada pela falta de sol (vitamina D); que pode tornar a experiência de intercâmbio desagradável. Não cheguei a ter depressão de inverno, mas percebi como o clima me afetava e mexia com o meu humor, especialmente perto do final do semestre, quando estava cansada e com saudades de casa.

Gostei como tem muitos serviços que ajudam o aluno a se organizar em termos de carreira, e de tempo de estudos e tem também uma área que ajuda na gramática e revisão de trabalhos escritos, que foi muito útil. Também gostei da variedade de matérias, então escolhi fazer matérias que não existem no Mackenzie, mesmo que depois eu não possa pedir equivalência, pois elas eram muito interessantes.

Outra coisa muito legal é que como a maioria dos alunos mora no campus, tem muitos eventos e atividades acontecendo o tempo todo ali no campus mesmo, então sempre tem coisas para fazer, mesmo sendo longe da cidade. Há a possibilidade de participar de corais, bandas ou orquestras, assim como clubes que se reúnem por interesses em comum, e ainda tem uma academia de graça no campus, com piscina e parede de escalada. No campo espiritual, existem grupos de estudo bíblico pequenos, formais e informais, discipulado disponível, e 3 cultos por semana pra quem tiver interesse.

A praça de alimentação tem muitas opções e também há outras duas lanchonetes pequenas no campus pra explorar. Achei uma boa variedade, considerando o tamanho do campus. Com o plano  obrigatório de alimentação, não é necessário fazer compras no mercado e nem preparar comida.

As pessoas, tanto alunos como professores e funcionários, são muito simpáticas, receptivas e formam uma comunidade de fato. É um ambiente muito diferente do Mackenzie por ser uma escola tão pequena. Muitas pessoas se conhecem e interagem e assim como qualquer intercâmbio, você tem que estar disposto a conhecer pessoas novas. Além disso, cada dormitório tem a sua comunidade e seus eventos semanais e mensais para juntar as pessoas. Gostei muito da comunidade!

Foi um semestre muito agradável e com muitas experiências e aventuras novas, valeu muito a pena!

Compartilhe nas Redes Sociais