2019 - Guilherme Aisemann Goulart Paiva - Direito


Meu nome é Guilherme Paiva, e nos últimos meses estive estudando na Universidade de Hasselt na Bélgica. Não tenho muitos pontos a destacar além dos que sempre se repetem nos demais depoimentos encontrados no setor de International Affairs na plataforma eletrônica da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Primeiramente gostaria de desmistificar um medo comum dos estudantes que pensam em realizar um programa de mobilidade: "Existe um momento correto para realizar o programa?" Minha resposta é que você mesmo deve decidir isto. Realizei o programa ao final do meu 4° período na universidade, enquanto tinha 19 anos, e quando cheguei à Bélgica havia me inscrito em matérias de nível “bachelor" e de mestrado, então estive junto de pessoas de idades diversas e não encontrei problema algum.

De fato para os estudantes de direito há uma grande diferença entre os sistemas legais brasileiro e europeu, mas nada com que não se possa se acostumar. Mesmo que haja muitas pessoas que dizem não valer a pena realizar o intercâmbio porque “não vale de nada para quando voltar para o Brasil", fora a experiência de vida adquirida no processo, o ganho acadêmico é imenso. Por exemplo, eu descobri que tenho praticamente certeza que pretendo trabalhar com Direito Internacional através do contato que tive com uma legislação diferente da minha.

Fora as diferenças mencionadas acima e o fato de o semestre europeu começar em Setembro, não vejo outras dificuldades que valham a pena serem mencionadas.

Agora para a parte divertida do intercâmbio: Como já disse , o ganho em experiência e em cultura que se tem com este programa é sem igual. Para citar apenas algum deles, eu mesmo não sabia cozinhar de forma alguma, e bom, ainda estou vivo com o que aprendi. Além disso, uma diferença positiva entre o Brasil e a Europa é o fato de ser extremamente fácil viajar entre os países e tudo é muito bem sinalizado. Então não se preocupem, os estudos não irão atrapalhar suas viagens e vice versa.

Em suma, aconselho a todos que têm vontade de realizarem o programa de mobilidade a não se importarem com as opiniões negativas alheias, porque está sendo um momento inesquecível da minha vida. E a própria Universidade Presbiteriana Mackenzie sempre encoraja este tipo de programa e garante total e completa assistência aos estudantes que desejam dar este passo em sua vida acadêmica.

Compartilhe nas Redes Sociais