Considerando o mercado atual em que as vendas pelas plataformas digitais estão ganhando cada vez mais espaço, se tornou fundamental para as marcas e empresas com ponto fixo repensar seus espaços. Neste sentido, o curso pretende preencher uma lacuna na qualificação do profissional que atua diretamente no ponto fixo.
O curso foi criado com o objetivo de reinventar e repensar a experiência de compra, investigando novos métodos de compra e venda unindo dinâmicas de design, tendências e comunicação.
Objetivo Geral:
O curso de Especialização em Visual Merchandising tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuar nos pontos de venda físico (lojas). O visual merchandising é o planejamento que envolve espaços e vitrines nos ambientes comerciais e/ou locais de interação entre empresa e consumidores, que podem ser montados com aparatos conceituais, exposições e instalações cujo propósito é a comunicação no sentido da venda. Tais habilidades e experiências giram em torno da relação específica entre o espaço o "design de interiores" e o "marketing", ou seja, o conjunto de técnicas de exposição de produtos que tomam forma e se tornam operacionais nos pontos de venda.
Objetivos Específicos:
O objetivo é formar um profissional cuja especialidade reside nos vários domínios de aplicação do design na composição ambientes e vitrines para lojas, o domínio dos conceitos e técnicas aliado ao marketing de acordo com perspectiva empresarial será o diferencial deste profissional. Esses profissionais devem desenvolver um dinamismo que lhes permita responder com presteza às variadas escalas do design de exposições e as atividades multifacetadas para as quais são contratados. Acima de tudo, eles precisam ter uma alta consciência de sua identidade profissional.
- Conhecer teorias de design e sua aplicação em ambientes de consumo (nível 1)
- Definir o que é marketing (nível 1)
- Compreender diferentes métodos de pesquisa (nível 2)
- Atuar com diferentes perfis de empresas e consumidores. (Nível 3)
- Comparar novas formas de consumo e de consumidores. (Nível 4)
- Esquematizar novas forma de exposição de produtos para o consumo (Nível 5)
Público-Alvo
Profissionais atuantes nas áreas de moda, design de interiores, arquitetura, design de produto, artes visuais, marketing, publicidade e áreas afins. O curso estimula a capacidade de análise e reflexão sobre a proposta empresarial, o espaço, o ponto de venda e sua função.
Módulo | Disciplina | Carga Horária |
---|---|---|
Construção do Conhecimento | História e Evolução do Visual Merchandinsing | 32 |
Metodologias de Design | 32 | |
Portfólio e Mídias Digitais | 24 | |
Desenvolvimento e Aplicação | Gestão da Inovação | 32 |
Estudos de Tendências | 32 | |
Teorias do Consumo | 32 | |
Concepção de Espaços Promocionais | 32 | |
Mercado | Branding | 24 |
Gestão Estratégica | 32 | |
Estratégias nos Pontos de Vendas | 24 | |
Projeto de Visual Merchandising – Vitrines | 32 | |
Aplicação do Conhecimento | Projeto Final – Teórico/Prático | 32 |
TOTAL | 360 |

Estrutura
Faculdade Mackenzie Rio