“O protagonismo estudantil tem sido uma ênfase em nosso projeto pedagógico aqui na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), estando presente nas matrizes curriculares de todos os cursos. É a ideia de levar o aluno a colocar a ‘mão na massa’ logo cedo, e desenvolvê-lo à capacidade de buscar conhecimento, de ter iniciativa, de não esperar pelo professor apenas, mas sim interagir com o educador nesse processo de ensino e aprendizagem”.
É com essas palavras que Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM, resume o tom da XIV Semana Pedagógica da Universidade, evento voltado aos professores da instituição de ensino, que ocorre de 25 a 27 de julho, e que terá como discussão principal a Docência e Tecnologia: Pilares para o protagonismo Estudantil.
Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira, 25/07, nos campi Higienópolis e Campinas e contam com palestras, workshops, minicursos, relatos de experiência, mesas institucionais e outros. Para Aguiar Neto, nesse processo de incentivar o protagonismo estudantil, o professor também precisa estar preparado para esse desafio e consciente de seu papel nesse contexto, impulsionando o aluno a desenvolver projetos, buscar informações, etc.
“Este é um momento especial, quando refletimos sobre nossa prática pedagógica nos novos contextos, novas tecnologias, novas políticas. A Semana Pedagógica é muito importante, pois, no trabalho cotidiano, às vezes é necessário quebrar algumas culturas e preparar nossos professores quando da introdução de novas metodologias, e esse é o momento para isso. Esperamos ter um grande proveito nesse evento!”, ressalta Aguiar Neto.
Segundo o reitor, no primeiro semestre de 2018, foram implantadas as novas matrizes curriculares dentro de uma concepção pedagógica e nessa segunda etapa do ano será uma continuação dessa reforma. “Durante o segundo semestre de 2014, iniciamos esse processo de reformulação e agora vamos consolidar tais práticas que vêm evoluindo cada vez mais”, destaca ele.
“A grande novidade deste semestre será a presença dos projetos integradores ao longo de todo o currículo dos cursos. Dentro do contexto do protagonismo estudantil, esta é uma nova metodologia que estamos utilizando para síntese e integração de conhecimento”, completa Aguiar Neto.