Eventos

XIV Semana Pedagógica destaca protagonismo estudantil

Universidade Mackenzie reúne professores para três dias de reflexão e conhecimento

25.07.201817h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

XIV Semana Pedagógica destaca protagonismo estudantil

“O protagonismo estudantil tem sido uma ênfase em nosso projeto pedagógico aqui na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), estando presente nas matrizes curriculares de todos os cursos. É a ideia de levar o aluno a colocar a ‘mão na massa’ logo cedo, e desenvolvê-lo à capacidade de buscar conhecimento, de ter iniciativa, de não esperar pelo professor apenas, mas sim interagir com o educador nesse processo de ensino e aprendizagem”.

É com essas palavras que Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da UPM, resume o tom da XIV Semana Pedagógica da Universidade, evento voltado aos professores da instituição de ensino, que ocorre de 25 a 27 de julho, e que terá como discussão principal a Docência e Tecnologia: Pilares para o protagonismo Estudantil.

Os trabalhos tiveram início nesta quarta-feira, 25/07, nos campi Higienópolis e Campinas e contam com palestras, workshops, minicursos, relatos de experiência, mesas institucionais e outros. Para Aguiar Neto, nesse processo de incentivar o protagonismo estudantil, o professor também precisa estar preparado para esse desafio e consciente de seu papel nesse contexto, impulsionando o aluno a desenvolver projetos, buscar informações, etc.

“Este é um momento especial, quando refletimos sobre nossa prática pedagógica nos novos contextos, novas tecnologias, novas políticas. A Semana Pedagógica é muito importante, pois, no trabalho cotidiano, às vezes é necessário quebrar algumas culturas e preparar nossos professores quando da introdução de novas metodologias, e esse é o momento para isso. Esperamos ter um grande proveito nesse evento!”, ressalta Aguiar Neto.

Segundo o reitor, no primeiro semestre de 2018, foram implantadas as novas matrizes curriculares dentro de uma concepção pedagógica e nessa segunda etapa do ano será uma continuação dessa reforma. “Durante o segundo semestre de 2014, iniciamos esse processo de reformulação e agora vamos consolidar tais práticas que vêm evoluindo cada vez mais”, destaca ele.

“A grande novidade deste semestre será a presença dos projetos integradores ao longo de todo o currículo dos cursos. Dentro do contexto do protagonismo estudantil, esta é uma nova metodologia que estamos utilizando para síntese e integração de conhecimento”, completa Aguiar Neto.