Você conhece o CRAAM?

O Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie é o primeiro centro no Brasil a desenvolver pesquisas sobre o assunto.

19.01.201710h49 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Você conhece o CRAAM?

O CRAAM (Centro de Radioastronomia e Astrofísica Mackenzie) nasceu em 1960 na então Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras da Universidade, hoje integrando a Escola de Engenharia. É o primeiro centro no Brasil a desenvolver atividades nas áreas de radiociências, incluindo radioastronomia, física solar, relações solares-terrestres, física ionosfera, astrofísica, instrumentação radiocientífica e ciências espaciais.

O Centro é responsável por pesquisas e orientação de estudantes da graduação e pós-graduação. Mantem convênios e colaborações com diversas instituições brasileiras e estrangeiras, detacando-se parceria operacional com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Diariamente o CRAAM realiza monitoramento do sol para embasar as pesquisas para compreender os mecanismos físicos envolvidos. O monitoramento é feito a partir de radiotelescópios e telescópios localizados em El Leoncito, em San Juan, na Argentina, onde o Mackenzie possui um importante acervo experimental mediante convênio com o Consejo Nacional de Investigacion y Tecnica através de seus institutos próprios, Casleo e Icate.

Além da base nos Andes Argentinos e em nosso campus, o Mackenzie possui instrumentos e pesquisadores em outros locais do Brasil, destacando-se a experimentos de rádio-propagação na Estação Antártica Comandante Ferraz, uma base pertencente ao Brasil localizada na ilha do Rei George, coordenados por uma pesquisadora do CRAAM, e o Radio-Observatorio Espacial do Nordeste, ROEN, em Eusébio, perto de Fortaleza, CE.. Diversos investimentos estão sendo feitos nesses locais visando atualizar esses recursos observacionais.

O CRAAM instalou no campus São Paulo do Mackenzie telescópios para observações solares em 30 THz e no visível. Neste local já está operando instrumentos que mede intensidades dos sinais GPS para estudos da ionosfera terrestre. Em breve, será instalado no campus Higienópolis o radiotelescópio solar de micro-ondas. O instrumento estava em Atibaia e poderá ser visitado a partir de agosto.

Os programas de pesquisa do CRAAM recebem financiamentos das agências brasileiras FAPESP, CNPq, MackPesquisa, CAPES, e estrangeiras NASA, da força aérea norteamericana AFOSR, do Conicet, Argentina e da organização internacional de uniões científicas  ICSU.

Recentemente, um voo de balão estratosférico na Antártica foi realizado para observar as frequências do sol.  O Solar-T, um dos equipamentos lançados no balão, é um telescópio fotométrico duplo, pensado e construído no Brasil por pesquisadores do CRAAM em conjunto com colegas do Centro de Componentes Semicondutores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento foi um sucesso e é o atual projeto do grupo. A segunda etapa está prevista para 2020.

Para fazer parte do time do CRAAM através de projetos de iniciação científica e pelo processo de Fluxo Contínuo, basta dispor de tempo para dedicar-se, comprometimento e ser bom aluno. Os cursos melhor habilitados são engenharia, ciências da computação, física e matemática. Os alunos aprovados têm acesso aos dados obtidos pelas pesquisas, orientados por professores-pesquisadores do CRAAM

Todos os instrumentos solares no campus São Paulo podem ser visitados, sendo necessário apenas marcar um horário para ter certeza que o céu estará em condições visíveis.

Entre em contato: 2114-8734 / miro@craam.mackenzie.br / www.craam.mackenzie.br

Prédio 45 – 7° andar – Campus Higienópolis