mão de garota segurando lápis e escrevendo em um caderno sobre uma mesa com uma xícara ao lado
Economia

Você conhece as vantagens da Iniciação Científica?

Confira o bate-papo com a aluna Mariana Braga que contou um pouco dessa experiência. As inscrições estão abertas até 15 de junho

28.05.202018h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Você conhece as vantagens da Iniciação Científica?

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) está com as inscrições abertas para o processo de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e o prazo para submissão de projetos é até dia 15 de junho. O processo é aberto para alunos de graduação que estejam entre o primeiro e o penúltimo ano do curso, matriculados tanto nos cursos presenciais quanto nos de EaD. Mas você sabe como funciona um projeto de Iniciação Científica?

Para ficar um pouco mais claro esse processo e a contribuição para a formação do aluno, conversamos com Mariana Correia Stevenson Braga, aluna do curso de Nutrição, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que contou um pouco da sua experiência. Ela é orientada pela professora Ana Carolina Almada Colucci Paternez e o tema de sua pesquisa é “Facilitando a atuação do nutricionista: aplicação prática das recomendações nutricionais no atendimento individual”.

Mariana foi, ainda, uma das selecionadas para participarem da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) na 72ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Ela trata de como o projeto incentiva o protagonismo estudantil, colabora na hora de encarar o mercado de trabalho e até mesmo a própria trajetória acadêmica. E ressalta, “é preciso ter comprometimento”. Confira abaixo esse papo completo:

Como surgiu a ideia do seu tema de pesquisa e por que queria trabalhar nele?

No começo eu estava um pouco em dúvida, mas sabia que queria muito realizar uma Iniciação Científica. Fui observando as matérias que mais me interessavam e foi bem na época do começo das aulas de Consumo Alimentar, que simplesmente amei. Sabendo disso, fui conversar com a professora Ana Carolina, da matéria, e perguntei se ela gostaria de me orientar. Ela topou e começamos a discutir alguns temas possíveis e interessantes para a Iniciação Científica.

Ela trouxe uma ideia incrível e me deu um tempo para pensar e pesquisar sobre o assunto, eu simplesmente adorei e topei entrar nessa jornada. Pesquisei antes, a pedido dela, pois era uma proposta diferente e inovadora. Tive de estudar bastante por conta própria para conseguir realizar o trabalho e foi incrível. 

Como foi o processo desde a concepção da ideia até a inscrição do projeto?

Foi um processo tranquilo, na verdade, mantivemos metas de escrever sempre dentro dos prazos para que não houvesse nenhum desespero na entrega. Precisei estudar bastante para conseguir realizar o projeto e percebia, hoje ainda mais, como isso estava sendo bom para mim. Houve momentos em que precisei colocar toda a minha disposição no projeto e foi a melhor opção, sem duvida. 

O que aprendeu de novo, como isso contribui para sua formação?

Tem sido uma experiência incrível, eu aprendi muito e de diferentes formas! É necessário grande comprometimento, o que me trouxe grandes responsabilidades necessárias para a minha formação como pessoa e como futura profissional.

A área da pesquisa é incrível e precisamos cada vez mais enaltecer e valorizar os profissionais que nela atuam, me sinto muito grata em ter tido essa oportunidade que é tão acessível no curso de Nutrição e na UPM.

Já ganhei muitos pontos por conta do projeto em entrevistas de estágio e dentro dos próprios estágios, nos quais fui chamada para projetos nas instituições. Sempre incentivo colegas e estudantes a realizarem uma Iniciação Científica, pois é uma experiência única para a vida profissional.

 

E aí, gostou, quer saber mais? Para se inscrever, basta clicar aqui. Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas para o e-mail pibic@mackenzie.br.

Serviço
Inscrições para Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica
Data:
 até o dia 15 de junho
Onde: neste link