Atualidades

Universidade Presbiteriana Mackenzie lança o Programa Exchanging Hemispheres

Programa de internacionalização fortalece oferta de experiências internacionais a alunos e professores

16.07.202015h45 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Universidade Presbiteriana Mackenzie lança o Programa Exchanging Hemispheres

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recentemente classificada na 84ª posição no ranking internacional de melhores Universidades Latino-Americanas, lançou o Programa Internacional Exchanging Hemispheres.

O seu objetivo é fortalecer ainda mais a presença internacional da Universidade, oferecendo cursos em idioma estrangeiro, em parceria com renomadas instituições internacionais de ensino e especialistas estrangeiros.

Estudantes da graduação, pós-graduação e público em geral terão, nos períodos de férias de verão e inverno, a possibilidade de participar de cursos de curta duração com métodos de ensino inovadores, voltados a desenvolver competências interculturais, cada vez mais apreciadas em um mundo global e competitivo.

De acordo com Pedro Buck Avelino, coordenador da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), o programa atua em duas frentes inter-relacionadas, “de um lado, o docente da UPM tem a oportunidade de propor ou participar de uma proposta internacional de curso de verão/inverno, tendo amparo de nosso Projeto de Internacionalização Docente. De outro, os estudantes da UPM têm acesso a disciplinas em idioma estrangeiro, com métodos ativos e abordagem intercultural, além da oportunidade de realizar networking com alunos de outras instituições – nacionais e estrangeiras – e profissionais do mercado”, afirma.

Para o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, essa é mais uma das formas que a Universidade tem de oferecer qualidade aos seus alunos e a seu corpo docente. “Com seu espírito inovador, a Universidade busca sempre aprimorar e proporcionar novas oportunidades para seus alunos, e um ótimo exemplo é a incorporação dos cursos de verão/inverno em sua grade. Além disso, conta com uma equipe preparada e multilíngue da COI para dar suporte também ao aluno estrangeiro. É um programa que mostra nossa preocupação com a ampliação do projeto de internacionalização da UPM”, complementa ele.

O reitor ressalta, ainda, os benefícios para a UPM, em especial na área de ensino e pesquisa. “O modelo do Programa coloca os nossos professores em contato com instituições de ensino e docentes estrangeiros. Incentiva, assim, que iniciem ou potencializem publicações internacionais, participação em redes globais de ensino e pesquisa. É um programa completo, em termos de Ensino, Pesquisa e Extensão, com inserção global”.

“Formalizamos um career track internacional para a comunidade Mackenzie, alunos e docentes”, conclui Vasconcelos.

Sobre os cursos do Exchanging Hemispheres

As capacitações têm como objetivo ampliar a experiência internacional dos participantes por meio de conteúdos comparados, focados em competências profissionais e interculturais. Elas adotam métodos de ensino inovador, influenciados pelas melhores universidades e cursos internacionais.

As turmas são reduzidas e acompanhadas por dois instrutores: um especialista de outro país e um professor da UPM. Assim, os alunos têm acesso a disciplinas atualizadas, em contextos diferenciados, nacionais e estrangeiros. E os professores também participam de métodos pedagógicos diferenciados, se atualizando e desenvolvendo de maneira contínua.

“Com colegas e professores de outras nacionalidades, o Exchanging Hemispheres permite uma experiência completa e discussão de cenários variados. Uma oportunidade para o estudante explorar um tema de interesse com o apoio de um especialista internacional”, adiciona o Coordenador de Educação Continuada da UPM, Lourenço Freire, completando que os docentes recebem incentivo também para a produção e publicação de conteúdo sobre esta experiência, completando um círculo virtuoso de ensino-aprendizagem internacional.

Para saber mais sobre o programa e conhecer os cursos, clique aqui.

 

*O Vestibular on-line está com inscrições abertas para você realizar a prova em ambiente virtual e seguro. Mas corra, pois as inscrições vão até 02/08 e a prova será no dia 05/08