Três e-books gratuitos sobre distúrbios do desenvolvimento

Programa de pós-graduação do Mackenzie disponibiliza materiais para download

03.07.202014h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Três e-books gratuitos sobre distúrbios do desenvolvimento

O período de isolamento social que vivemos nos afeta de diversas formas, incluindo nossa saúde mental. Por conta disto, o Programa de Pós-Graduação em Distúrbios de Desenvolvimento (PPG-DD), da Universidade Presbiteriana (UPM), realizou diversas pesquisas para tentar entender como esta quarentena tem afetado nossos relacionamentos interpessoais, além de buscar compreender como pessoas com distúrbios de desenvolvimento lidam com este período.

Como resultado dessas pesquisas, o PPG-DD disponibilizou três e-books, de forma gratuita, aos interessados no assunto. Os livros tratam justamente sobre temas importantes para este período de isolamento e englobam diferentes níveis de análise, como nos explica a professora do programa, Alessandra Gotuzo Seabra. “Os e-books têm contribuído para a construção de conhecimento científico e a sua divulgação junto aos familiares, aos profissionais da saúde e da educação”, afirma.

Todos os e-books estão disponíveis on-line. Confira:

Orientações a pais de crianças com Dislexia durante o período de atividades educacionais remotas

Foi desenvolvido pela professora Alessandra Seabra, do PPG-DD, em parceria com pesquisadores da Associação Brasileira de Dislexia, Universidade Federal da Paraíba e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 

“O objetivo desse livro é auxiliar pais e responsáveis por crianças e adolescentes com dislexia durante esse difícil momento de isolamento social e aulas remotas. Esse período tem sido difícil para todos os alunos e, especialmente, para aqueles que têm algum transtorno do neurodesenvolvimento. É um livro redigido em linguagem acessível aos pais/responsáveis, que podem encontrar dicas simples, mas embasadas por evidências científicas, sobre como lidar com seus filhos durante as atividades educacionais remotas”.

Mães e bebês em casa e os desafios na fase de isolamento decorrente da Covid-19: A massagem como estratégia para fortalecer o vínculo e facilitar o funcionamento intestinal

Foi escrito por Aline A. Lando e pelas professoras Marina Monzani Rocha e Silvana M. Blascovi-Assis, do PPG-DD. 

“Trata de um tema muito relevante, o contato físico entre mãe e bebê, por meio da massagem que, além de benefícios ao bebê, também favorece a construção do vínculo. Com textos e ilustrações facilitadoras, o livro oferece às mamães instruções claras sobre como fazer a massagens que podem ser executadas em casa, diariamente”.

Fisioterapia, tecnologia e assistência em época da COVID-19: medida federal em caráter de excepcionalidade durante o período de pandemia

Foi desenvolvido pelas professoras Ana Grasielle Corrêa e Silvana Blascovi, do PPG-DD, em parceria com uma aluna do programa. 

“O livro aborda os sistemas de telereabilitação como uma saída importante para quem precisa de orientação na área das terapias físicas e não pode interromper um tratamento ou programa de estimulação motora. No contexto de pandemia, as autoras abordam as definições dos conceitos de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento”.