Fundo azul com a a âncora símbolo do evento
Esporte

Tradicional Mac-Nav tem 47ª edição com disputas em várias modalidades esportivas

Competição ente Mackenzie e Escola Naval ocorre a partir de 24 de maio em São Paulo

17.05.201918h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Tradicional Mac-Nav tem 47ª edição com disputas em várias modalidades esportivas

Entre os dias 24 e 25 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio de sua Seleção Mackenzie, participa e promove, juntamente com a Escola Naval do Rio de Janeiro, o tradicional Torneio Esportivo Mac-Nav, competição que está em sua 47ª Edição e será realizada em quatro espaços esportivos de São Paulo: no Mackenzie campus Higienópolis (local em que ocorre a abertura oficial - Prédios 18, 20 e 4); no Centro de Alto Rendimento do Serviço Social da Indústria (SESI) - Vila Leopoldina; no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP); e no Sítio Cabuçu do Mackenzie, local em que ocorre o encerramento (Av. Benjamin Harris Hunicutt, 4.323 - Portal dos Gramados, Guarulhos).

Mac-Nav existe desde 1946 e é uma das mais tradicionais competições esportivas entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, proporcionando disputas entre alunos do Mackenzie e da Escola Naval da Marinha.

A delegação do Mackenzie é composta por 110 atletas e a Escola Naval do Rio de Janeiro participa com 113 atletas, que representarão as instituições nas modalidades de Atletismo (Masculino e Feminino); Judô (Masculino); Polo Aquático (Masculino); Basquete (Masculino), Futebol Campo (Masculino); Voleibol (Masculino) e Natação (Masculino e Feminino).

História da competição

A ideia de uma competição esportiva entre a Escola Naval e o Mackenzie surgiu há mais de 70 anos, fruto de conversa entre o engenheiro mackenzista Caio Pereira de Souza e o almirante Braz Velloso, então diretor da Escola Naval. A proposta foi levada ao conhecimento do presidente do Mackenzie em exercício na época, Benjamin Harris Hunnicutt, com o intuito de convidar as turmas de atletismo e natação para uma visita à Escola Naval.

Tomando conhecimento da proposta, o professor Naim Cury de Mello, diretor do departamento de Educação Física do Mackenzie, entrou em contato com a Escola Naval e esboçou o primeiro regulamento oficial da competição, batizada por ele de Mac-Nav. Dessa forma, ficou acordado entre as diretorias a continuidade do intercâmbio esportivo, com previsão de periodicidade anual, alternando-se o local das competições entre Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira Mac-Nav foi realizada em 12 e 13 de outubro de 1946, na cidade do Rio de Janeiro, com três modalidades esportivas: natação, atletismo e basquete.

Sobre a Escola Naval do Rio de Janeiro

É a IES mais antiga do Brasil. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinha. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau "Conde D. Henrique". Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e a partir daí sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Finalmente, em 1938, a Escola Naval veio fixar-se na Ilha de Villegagnon.

A Escola Naval é a IES da Marinha do Brasil, instituída com o objetivo de formar oficiais para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Programação do Mack-Nav

23 de maio (quinta-feira) – Pesagem Judô

24 de maio (sexta-feira)

8h30 - Cerimônia de Abertura – UPM – Prédio 20

9h - Atletismo – CEPEUSP

9h - Natação – CEPEUSP

18h - Judô – UPM – Prédio 20

18h - Basquetebol – UPM – Prédio 18 (2º andar)

19h - Voleibol – UPM – Prédio 18 (3º andar)

20h - Polo Aquático – Centro de Alto Rendimento do SESI – Vila Leopoldina

25 de maio (sábado)

9h30 - Futebol - Sítio Cabuçu Mackenzie (Guarulhos)

12h - Cerimônia de encerramento – Cabuçu Mackenzie

Serviço

Torneio Esportivo Mac-Nav

Data: 24 e 25 de maio

Horário: a partir das 9h

Locais: Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) - Praça Professor Rubião Meira, 61 - Vila Universitária

Mackenzie campus Higienópolis (Prédios 18, 20 e 04) - Rua Itambé, 143 - Higienópolis

Centro de Alto Rendimento do Serviço Social da Indústria (SESI) - R. Carlos Weber, 835 - Vila Leopoldina

Sítio Cabuçu Mackenzie - Av. Benjamin Harris Hunicutt, 4.323 - Portal dos Gramados, Guarulhos