Rotary Club Curitiba doa mais de 4 mil fraldas geriátricas ao Hospital Mackenzie

Durante pandemia, número garante mais de dois meses do material para pacientes vulneráveis

28.04.202015h43 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Rotary Club Curitiba doa mais de 4 mil fraldas geriátricas ao Hospital Mackenzie

O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) recebeu do Rotary Club Curitiba Imigrantes a doação de 84 pacotes de fraldas geriátricas, com 50 unidades cada, totalizando 4,2 mil fraldas geriátricas, que serão disponibilizadas a pacientes em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos muito gratos a este gesto de solidariedade frente ao momento delicado que a sociedade está vivendo no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Parcerias como esta são fundamentais para que possamos amparar as pessoas mais carentes”, afirma o diretor-geral da HUEM, Dr. Rogério Kampa.

O montante doado será suficiente para mais de dois meses de atendimento – são utilizadas, em média, 500 fraldas geriátricas por semana. De acordo com o coordenador da comissão da Fundação Rotariana do Rotary Clube Imigrantes, Pedro Euclides Utzig, a ação pretende auxiliar quem mais necessita.

“Dar de si sem pensar em si. Esta frase resume a forma como atuamos. Trabalhamos servindo a comunidade, especialmente ajudando as pessoas que mais necessitam. A doação das fraldas vai minimizar as dificuldades destes cidadãos”, destaca.

Também participaram da doação das fraldas a coordenadora de Projetos Humanitários do Clube, Eliete de Fátima Utzig, e o conselheiro e instrutor do clube, Jaroslau Hrebinnik.

Sobre o HUEM

Um dos mais antigos de Curitiba, o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, mantido pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), é um hospital privado, filantrópico, que presta 95% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Doações

Além das doações de itens feitas diretamente, a Associação de Apoio ao Hospital Universitário Mackenzie, sociedade civil sem fins lucrativos, está angariando doações para prestar auxílio ao Hospital no enfrentamento da pandemia. Tudo o que for arrecadado será utilizado para aquisição de materiais e equipamentos médicos destinados aos pacientes e aos profissionais de saúde.

Para os interessados em doar, os dados bancários são: Caixa Econômica Federal; agência 0369 - Operação 003; conta corrente 6972-0; CNPJ: 36.329.832/0001-01. O comprovante do depósito poderá ser encaminhado ao e-mail associacaohuem.2019@gmail.com.

Ação especial na pandemia

Para garantir a segurança dos demais pacientes, o HUEM isolou completamente o quinto andar da instituição para atender pacientes contaminados ou com suspeita do novo coronavírus. São 48 leitos de enfermaria, e 23 leitos de UTI destinados a esta finalidade.

Estão reservadas no andar duas salas de cirurgia exclusivas para pacientes que possam estar com covid-19. Uma destas salas está preparada para receber gestantes com suspeita de coronavírus, caso seja necessária uma interrupção por cesárea, com equipamentos específicos para o recém-nascido, como berço aquecido. O andar conta com aparelhos de ultrassom, raio-x portátil, eletrocardiograma, gasometria e laboratório. O isolamento é total, inclusive com esquema de barreiras físicas de proteção.

No pronto-socorro está sendo feita uma triagem dos pacientes que chegam com sintomas respiratórios. Foi montada uma estrutura para atendê-los sem que eles precisem entrar na recepção com os demais pacientes. Se o caso for leve, a orientação é que retorne para casa. Situações moderadas e graves são encaminhadas para o andar isolado, por meio de um elevador exclusivo.