Arnaldo Lorençato, Renata Lo Prete e Rafael Fonseca.
Atualidades

Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo, palestra no Mackenzie

Jornalista participa de Aula Magna do curso de Jornalismo

01.03.201911h23 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Renata Lo Prete, âncora do Jornal da Globo, palestra no Mackenzie

Apaixonada assumida por jornalismo político, Renata Lo Prete, conhecida pelas entrevistas que revelaram o escândalo do mensalão e também por ser a atual âncora do Jornal da Globo, esteve na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), na última quarta-feira, 27 de fevereiro, para conversar com os estudantes de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL), no campus Higienópolis, durante a Aula Magna realizada a cada início de semestre do curso.

“O jornalismo não tem nada de glamouroso. É um trabalho árduo”, disse Renata. Para ela, a carreira possui diversas dificuldades, longe da imagem passada nos programas de televisão. Na palestra, retratou o tempo e o ambiente desafiadores que os jornalistas estão sujeitos, o constante ataque que a profissão recebe, a ocorrência de erros em programas ao vivo, a chegada de novos profissionais mais preparados, a problemática das fake news e suas experiências no ramo.

Segundo a jornalista, a notícia não dorme. Os profissionais da comunicação são bombardeados a todo momento com informações de diferentes segmentos. Além dessa dificuldade de estar antenado, o profissional também enfrenta questões como baixa remuneração, maior competitividade no mercado, além da perda de credibilidade na profissão, devido à proliferação de fake news. “O ambiente está muito mais desafiador. Os profissionais de agora trabalham em muitas coisas ao mesmo tempo. Quem desembarca na profissão hoje, desembarca mais preparado”, completa Renata.

No âmbito pessoal, ela conta um pouquinho sobre sua cobertura do mensalão e sua experiência como correspondente internacional em Nova York, onde adquiriu a noção de como deve ser a relação entre jornalista e fonte. Para ela, ambas as partes devem estar interessadas, sendo uma “via de mão dupla”.

Durante a interação com os mackenzistas, a jornalista voltou a afirmar que a eleição é a “Copa do Mundo” dos jornalistas. "Para mim, não existe dia mais animado do que o da eleição; não importa quem vai ganhar", fala entusiasmada.

A Aula Magna aconteceu no Auditório Escola Americana, no período da tarde, com a presença de Rafael Fonseca, coordenador do curso de Jornalismo, e Arnaldo Lorençato, professor do CLL.