Relato Acton University 2022 - Carolina Daré Vasconcelos

13.07.202209h56 Carolina Daré Vasconcelos

Compartilhe nas Redes Sociais

Relato Acton University 2022 - Carolina Daré Vasconcelos

Primeiramente, gostaria de demonstrar publicamente minha gratidão a Deus, por ter me concedido tamanha benção e por ter me acompanhado durante toda a jornada. Sou grata também ao Centro de Liberdade Econômica do Mackenzie e ao Grupo Cabrera por terem me selecionado e patrocinado essa incrível experiência que foi ter participado da Acton University 2022, presencialmente. Agradeço, por último, mas não menos importante, o Kris A. Mauren, presidente do Acton Institute por toda a atenção dedicada aos brasileiros, aos quais ele deixa explícito o carinho, zelo e consideração.

Ao escrever este relato, muitas coisas me vieram em mente sobre tudo o que vivenciei nesses dias de congresso. Mas a principal delas foi a dimensão da bagagem que adquiri em tão pouco tempo. É impossível colocar em palavras o tamanho conhecimento que me foi oferecido nessa última semana. Conheci pessoas dos mais variados países, e, consequentemente, de diversas culturas, desde os próprios Estados Unidos, até Venezuela, Colômbia, Argentina, Brasil; pastores, políticos, influenciadores, teólogos, padres, jovens estudantes como eu, mas todos com um objetivo em comum ali, buscando o máximo de conhecimento possível para defender o livre mercado, e levar esse aprendizado de volta para seus países de origem para, de alguma forma, influenciá-los e promover a liberdade.

Falando um pouco mais sobre os temas das palestras, 3 (três) exposições me encantaram e fizeram refletir:

1. A Teologia do Trabalho: Dr. Scott Rae falou sobre a importância de vermos o trabalho como uma arena a ser utilizada como serviço para o reino de Deus. É necessário SEPARAR o trabalho diante de Deus da teologia da prosperidade. O objetivo do trabalho não deve ser o salário no final do mês, mas a busca pelo desenvolvimento. E ele frisou duas coisas: 1. O trabalho foi ordenado por Deus antes da queda (pecado), logo, não é uma punição; 2. A Bíblia não fala em aposentadoria, há momentos em que o ritmo é reduzido, porém, não existem motivos para parar de pensar em como ser produtivo para o reino de Deus, e consequentemente para a sociedade.

2. A maneira econômica de pensar: nessa exposição, Anne Bradley nos fez refletir sobre a relação da Criação, trabalho e economia. Quais são os desejos e designs de Deus? Quais princípios na Criação nos informam como devemos viver hoje? Qual o tipo de sociedade que isso requere? E, após essas reflexões, pontuou que devemos tomar atitudes intencionais para atingirmos nosso objetivo e, com isso, experimentamos um estado de inquietação, ao mesmo tempo, temos uma visão de um melhor resultado e tomamos medidas conscientes e propositais para chegar lá.

3. A importância da paternidade para uma sociedade livre e estável: Anthony Bradley, nessa palestra, passou a maior parte do tempo expondo dados e fatos sobre as defasagens de casas que não têm pai, ou que o possuem, porém, sendo omisso, quando relacionadas às que o compreendem. E os dados são assustadores: quando as crianças crescem sem a imagem paterna a probabilidade de se envolverem com drogas, com armas, possuírem histórico escolar abaixo do esperado, desenvolverem doenças psicológicas, depressão, irem mal na escola, se tornarem pessoas  agressivas  etc  aumenta exponencialmente. E com todos esses números podemos concretizar que para termos uma sociedade estável, precisamos de família com pais presentes, uma vez que a família tradicional é a base para qualquer sociedade. Dito isso, posso reafirmar que essa foi uma experiência inesquecível, e pude redigir neste texto somente alguns relatos que vivenciei nesses dias de conferência. Agradeço, mais uma vez, a todos que, de alguma forma, participaram e colaboraram para minha participação no evento. Recebam minha eterna gratidão.

Dito isso, posso reafirmar que essa foi uma experiência inesquecível, e pude redigir neste texto somente alguns relatos que vivenciei nesses dias de conferência. Agradeço, mais uma vez, a todos que, de alguma forma, participaram e colaboraram para minha participação no evento. Recebam minha eterna gratidão.