Participantes do MackInova posando para foto
Nossos Talentos

Programa universitário estimula inovação e empreendedorismo

MackInova capacita estudantes a unir vida acadêmica e profissional

23.05.201919h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Programa universitário estimula inovação e empreendedorismo

Na noite do dia 22 de maio aconteceu o evento de abertura do MackInova, programa do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) que tem como objetivo de fundir a cultura da inovação e do empreendedorismo focando principalmente nos nossos alunos de graduação. A cerimônia aconteceu no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis.

A abertura contou com a presença do reitor da UPM, Benedito Guimarães Aguiar Neto, que enfatizou a importância de um evento como este no meio universitário que promove e divulga a inovação “como forma de apropriar o conhecimento científico, a fim de gerar novos produtos, serviços e processos de maneira que agregue valor econômico ao conhecimento”, completa ele. 

O MackInova é realizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (CDI) da UPM, que é responsável pelo Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo sob comando do professor e coordenador do CDI, Leandro Nunes de Castro. A abertura contou também com a presença dos palestrantes Carolina Siequeroli, arquiteta de sistemas e gestora de desenvolvimento de Startups como Buscapé; Luiz Renato Mattos, administrador e CEO da empresa OnBoard Mobility; e Júlio César de Oliveira, CEO da Idea!, empresa de desenvolvimento de dispositivos fotônicos e microeletrônicos.

“Hoje quando olhamos para o cenário macroeconômico, por um lado temos um mercado de trabalho muito deficitário em termos de vagas e oportunidades, e por outro temos um ambiente empreendedor bastante aquecido, porque as empresas perceberam que uma forma interessante de trazer talentos pode ser buscando empreendedores, startups, empresas nascentes que não só vêm com a ideia, mas com o projetista e o executor da ideia também”, afirma Castro.

Durante o evento, acontece também a Feira MackInova, entre os dias 21 e 24 de maio, no vão no MackGraphe, que contempla projetos de inovações e de visão empreendedora. Neste ano, a feira está estruturada em três áreas divididas por cores: vermelho, amarelo e verde 

A área vermelha corresponde às ideias de alunos e professores da Universidade para um negócio futuro, nos quais nada foi testado e nem se tem a certeza se irá funcionar ainda. A amarela representa os projetos, que já são ideias em um estágio de maturidade maior e que já passaram por uma modelagem de negócios. Por fim, a verde diz respeito às startups incubadas, algumas até já atuantes no mercado.

Na feira estavam dispostos estandes com diferentes ideias, projetos e empresas em diferentes áreas do conhecimento, dentre eles encontra-se a Zheep, plataforma para controle de processos e projetos a fim de dar suporte para implantação e operação de diversos sistemas; Livraria de Felicidade Clandestina, que visa um ambiente para os clientes que vai além da simples compra, olhando para experiências como oferecer espaço de reuniões de trabalho e com amigos, ao mesmo tempo que estejam desfrutando de um delicioso café que a própria livraria proporciona; Aplicativo SOS, plataforma on-line que tem por objetivo fazer contato mais rápido e mais prático com serviços de emergência como polícia, SAMU ou bombeiros.

O MackInova vai até o dia 24 de maio, quando acontece a cerimônia de encerramento que premiará os melhores das três áreas que venceram por voto popular. “O objetivo é premiar a proposta, seja ela uma ideia de projeto ou a empresa formada”, finaliza Castro.