Atualidades

Professora de Jornalismo do Mackenzie é anunciada como uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti

Obra "De Bala em Prosa: vozes da resistência ao genocídio negro" foi responsável pela indicação da professora Vanessa Oliveira

17.11.202109h37 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Professora de Jornalismo do Mackenzie é anunciada como uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti

A docente do curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vanessa Oliveira, foi anunciada ontem, 16 de novembro, como uma das cinco finalistas do Prêmio Jabuti, organizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria “crônica”. A professora é uma das autoras da obra De Bala em Prosa: vozes da resistência ao genocídio negro, uma coletânea de textos da Elefante Editora, que foi responsável por sua indicação.

De Bala em Prosa foi publicado no início de 2020, decorrendo do trágico episódio que tirou a vida do músico negro Evaldo Rosa dos Santos, no Rio de Janeiro. Ferido na mesma ocasião, o catador de materiais recicláveis Luciano Macedo, também negro, morreu uma semana depois.

"Ser finalista do Jabuti com este livro na categoria ‘crônica’ é uma honra, porque esta obra é um potente retrato de um tempo. De Bala em Prosa traz textos de pessoas que são cotidianamente atravessadas pelo racismo, que driblam a morte e escolheram tratar suas dores e exprimir sua revolta escrevendo. É uma alegria pessoal, com certeza, mas é principalmente uma alegria coletiva, porque meu nome não está sozinho ali, assim como eu também nunca estive", destaca Vanessa.

De acordo com a Elefante Editora, “a publicação de uma coletânea foi proposta para que escritoras e escritores afrodescendentes expressassem, em prosa não ficcional, suas visões internas de um triste e doloroso capítulo”. A editora também disse que recebeu mais de 120 textos, dos quais selecionou 24. A curadoria ficou a cargo da nossa professora mackenzista, Vanessa Oliveira, Gabriel Rocha Gaspar, Túlio Custódio e Tadeu Breda.

“O livro nasceu com um objetivo político claro e sem nenhuma finalidade comercial. A indicação entre os cinco finalistas do Jabuti vem coroar um processo editorial coletivo que enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu se realizar graças ao empenho das pessoas que acreditaram no projeto”, pontua a Elefante Editora.