Atualidades

Pesquisador do Mackenzie apresenta estudo sobre mobilidade urbana na GloboNews

Assista com exclusividade o conteúdo streaming do debate

01.08.201813h42 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pesquisador do Mackenzie apresenta estudo sobre mobilidade urbana na GloboNews

Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), estará, nesta quarta-feira, 01 de agosto, na gravação do primeiro episódio da nova série “GloboNews Em Movimento”. Ele apresentará e debaterá o estudo inédito “Acessibilidade e bem-estar: medindo algumas das privações da dimensão da mobilidade” – realizado pelo CMLE e Universidade Federal do ABC –, que associa o bem-estar da população às questões de mobilidade urbana.

Além de Maciel, o debate contará com o diretor regional da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), William Aquino, e repórteres. A discussão propõe reflexões sobre possíveis soluções para melhorar a mobilidade urbana nas capitais e grandes cidades do Brasil, e também em Londres, Nova York e Tóquio.

Quem quiser acompanhar a première do debate com exclusividade, basta acessar o link para o conteúdo streaming do G1, que estará disponível a partir das 17h de hoje (01/08).

Sobre o estudo

A pesquisa que associa bem-estar da população à mobilidade urbana obteve resultados que apontam que 19 dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) apresentaram uma piora relativa em suas posições no ranking de qualidade de vida ao considerar os aspectos de mobilidade.

O trabalho revelou que, basicamente, os mesmos municípios da RMSP que têm sua posição no ranking piorada ao se acrescentar a dimensão “acessibilidade” são aqueles que se revelaram ineficientes nos gastos com transportes. Confira o estudo completo aqui.

Para comprovar os resultados, os pesquisadores do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Vladimir Maciel, Maurício Fronzaglia, Paulo Scarano e Roberta Muramatsu, e a pesquisadora Mônica Kuwahara, da Universidade Federal do ABC, utilizaram três estratégias gerais. A primeira delas foi estabelecer indicadores de acessibilidade, tais como aproximações das privações associadas à dimensão de mobilidade.

Um segundo conjunto de estratégias foi incorporar o indicador de acessibilidade a um índice sintético de bem-estar multidimensional, sensível à presença de desigualdades. E a terceira estratégia buscou avaliar a eficiência da política pública na dimensão de transportes por meio de análise envoltória de dados, que confronta gastos municipais em transportes públicos e o TAI-M (Índice de Acessibilidade ao Transporte para Municipalidades, na tradução da sigla em inglês), que utiliza dados de tempo de deslocamento dos domicílios ao trabalho principal.

Serviço

Debate sobre mobilidade urbana e bem-estar social no GloboNews em Movimento

Data: 01 de agosto

Hora: a partir das 17h

Link: acesse o conteúdo streaming com exclusividade aqui