Idoso sentado em um banco de parque, em frente a um lago, com horizonte com vista de rolo de filmes numerado. Foto preta e laranja.
Atualidades

Oscar 2019

Confira as novidades da edição deste ano

20.02.201916h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O Oscar de 2019 virá com algumas novidades: Pantera Negra como a primeira produção de herói indicada a Melhor Filme; ausência de mestre de cerimônias; e ainda cinco indicações para o sucesso de bilheteria Bohemian Rhapsody, que arrecadou até este mês, US$ 854,29 milhões. Para discutir um pouco a maior premiação do cinema mundial, que acontecerá na noite do dia 24 de fevereiro, conversamos com Hugo Harris, professor de Crítica Jornalística e Jornalismo no Cinema da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis.

Para o professor, os critérios que colocaram Pantera Negra como um dos nominados giram em torno de um movimento muito grande em se indicar filmes de heróis ao Oscar. “Isso tudo começou lá trás quando Batman: O Cavaleiro das Trevas não foi indicado, apesar de merecer”, conta ele. Além disso, há essencialmente uma questão de etnia, que se mostra evidente no longa.

Em relação à ausência de um mestre de cerimônias, Harris diz que isso não influenciará no desenrolar do evento, “o máximo que o host fazia era algumas piadinhas no início e entre um prêmio e outro, anunciava o apresentador oficial da categoria específica e pronto”. Nesta edição, a probabilidade de anunciarem os apresentadores de cada prêmio por caixas de som são altas, além da chance dos textos ficarem por conta de cada um deles. “Acho que vale a tentativa, vamos ver o que eles vão aprontar”.

Veja a seguir as apostas do professor Harris sobre os indicados:

Melhor filme: Eu gostaria que Roma ganhasse, mas acho que Green Book pode tomar esse prêmio, por ser um filme “chapa branca”, que fala de um tema polêmico e que tenta conciliar todo mundo.

Melhor diretor: Alfonso Cuarón, de Roma. Ele ganhou todos os prêmios até agora, não vai perder.

Melhor ator: O vencedor, provavelmente, será Rami Malek, de Bohemian Raphsody, mas eu gostaria muito que fosse ou o Christian Bale, de Vice, ou Viggo Mortensen, de Green Book.

Melhor atriz: Deve ganhar a Glenn Close, de A Esposa, apesar de ela ter perdido o BAFTA para a Olivia Colman, de A Favorita. Olivia Colman pode surpreender, mas deve ser a Glenn Close porque querem dar o prêmio mais pela carreira dela, nem tanto pelo filme.

Melhor ator coadjuvante: Aposto que o Mahershala Ali, de Green Book, vai ganhar. Ele está ótimo no filme.

Melhor atriz coadjuvante: Eu não vi esse filme, mas dizem que a Regina King vai ganhar, de Se a Rua Beale Falasse.

Melhor animação: Homem-Aranha no Aranhaverso. É um filme ousado, inovador e divertido. É praticamente um filme perfeito do Homem-Aranha.

Melhor filme estrangeiro: Difícil. Se Roma não ganhar, pode ser que Guerra Fria ganhe.

Melhor roteiro original: Ou A Favorita ou Green Book, mas gosto mais do roteiro de Vice.

Melhor roteiro adaptado: Deve ganhar o Infiltrado na Klan. Possui um roteiro muito bem construído.

Melhor trilha sonora: Eu não sei quem deve ganhar. Eu gosto muito da Ilha de Cachorros, mas talvez eles deem para Pantera Negra, que dizem que é melhor.

Melhor canção original: “Shallow” vai ganhar, é uma música maravilhosa. Aliás, eu amo Nasce uma Estrela, acho um filme lindo.

Melhor documentário de longa-metragem: Não assisti nenhum dessa categoria, mas dizem que Free Solo é o grande favorito.

Melhor mixagem de som: Roma é um bom concorrente, porém, esses filmes mais técnicos, como Primeiro Homem ou Pantera Negra, podem ganhar.

Melhor edição de som: Deve ser o Primeiro Homem, que é sobre viagem à Lua.

Melhor curta de animação: Não tenho a menor ideia, só vi Bao. Pode ser que ganhe, mas não vi os outros.

Curta-metragem live action e Melhor documentário de curta-metragem: Como Glória Pires diria, "não sou capaz de opinar".

Melhor edição: Se Vice não ganhar, eu me aposento. O Infiltrado na Klan pode ganhar, mas a melhor edição é disparada de Vice.

Melhor direção de arte: Vai ficar entre A Favorita e Pantera Negra.

Melhor fotografia: Difícil dizer. Roma é a melhor fotografia, mas Guerra Fria tem grande chance.

Melhor efeitos visuais: O meu favorito é o Jogador Número 1. No BAFTA, quem ganhou foi Pantera Negra, que não está nem indicado nesta categoria. Pode ser que eles deem pra Guerra Infinita, mas eu acho que o Jogador Número 1 é o melhor.

Melhor figurino: Pantera Negra deve ganhar.

Melhor maquiagem e penteados: Considerando os indicados, deve ganhar o Vice.

Por fim, o professor comenta que as indicações já falam por si mesmas. “Quanto à premiação, acho que vai ser muito pelo lado da qualidade mesmo”, acrescenta. De todos os indicados, eu gosto muito de Roma, Vice, Nasce Uma Estrela e, das animações, adoro Ilha de Cachorros e Homem-Aranha. “Se for pra escolher um favorito de todos, é o Roma”, finaliza Harris.