Universidade

Novo reitor do Mackenzie toma posse

Marco Tullio de Castro Vasconcelos comandará a Universidade em 2020, no ano do sesquicentenário

12.02.202011h39 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Novo reitor do Mackenzie toma posse

Na noite desta segunda-feira, 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos tomou posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de Benedito Guimarães Aguiar Neto, que deixa o cargo na instituição para assumir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação

Em seu discurso de posse, o novo reitor deixou clara a intenção de contribuir para melhorias na educação. “Educar é mais do que simples formação para carreira, é encorajar pessoas a pensar, descobrir conhecimento e mudar suas atitudes”, declarou Vasconcelos. 

O novo reitor apontou ainda que o maior desafio da sua gestão será encontrar uma forma diferenciada de educar jovens de uma geração que vem com demandas bastante específicas. Uma delas seria focar na educação continuada e na flexibilização dos currículos. Vasconcelos também disse que empresas parceiras podem ter papel importante para complementar a formação dos alunos.

"O jovem de hoje é imediatista e tecnológico. Não me parece que estarão dispostos ao modelo tradicional de aprendizagem. O que deve indicar sempre uma busca por novos modelos, sempre com maior flexibilidade e autonomia do indivíduo, além de relativa mudança do papel do professor", disse o novo reitor.

Marco Tullio de Castro Vasconcelos nasceu em Recife (PE) e tem 58 anos. É graduado em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Mestre e Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Trabalhou em instituições financeiras e indústria automotiva antes de atuar na UFPE, onde permaneceu por 25 anos como docente, pesquisador e gestor. Desde 2016, atuou como vice-reitor da UPM. Ele é casado há 33 anos e pai de quatro filhos. 

Na despedida do cargo após nove anos, Aguiar Neto agradeceu a Deus pela capacitação para liderar a instituição e também às pessoas com quem trabalhou. “Encerro hoje o mais significativo ciclo da minha vida como educador, com imensa alegria”, afirmou. 

O antigo reitor expressou ainda suas principais realizações à frente da UPM, como a reformulação nos cursos de graduação, a valorização do empreendedorismo, o desenvolvimento do protagonismo estudantil, o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação e a internacionalização da Universidade. De acordo com ele, todas as ações tinham como objetivo tornar a instituição “socialmente relevante, academicamente excelente e economicamente sustentável”.  

A cerimônia de transferência do cargo foi conduzida pelo chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro. O primeiro secretário do conselho deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Pereira Caldas, foi o responsável por ler o termo de posse do novo reitor.

A mensagem devocional da ocasião ficou a cargo do reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). O pastor desejou a Vasconcelos o cumprimento de sua função com temor a Deus e humildade. “Eu gostaria que a oração que você faça revele seu caráter, de ser um homem público que teme a Deus e que irá dirigir nossa instituição com sabedoria”, declarou o pastor. 

A mesa de honra formada contou com a presença do presidente do IPM, José Inácio Ramos; do presidente do Conselho Deliberativo do IPM, Hesio Cesar de Souza Maciel; do membro do Conselho Deliberativo, Renato Laranjo Silva; além dos reverendos Roberto Brasileiro e Robinson Grangeiro.

A cerimônia ainda contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, do Conselho Deliberativo do IPM, da Diretoria Executiva do IPM, diretores das Unidades Acadêmicas da UPM e convidados.