Esporte

Nado Artístico do Mackenzie Brasília participa de Seletiva Nacional no Rio de Janeiro

Atletas participam do evento que irá montar a Seleção Brasileira de 2020 para o Sul-Americano e o Mundial 

25.11.201917h25 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nado Artístico do Mackenzie Brasília participa de Seletiva Nacional no Rio de Janeiro

As atletas de nado artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) participarão entre 29 de novembro e 1º de dezembro, da Seletiva Nacional de Nado Artístico 2019, para as categorias Júnior (nascidas entre 2002 e 2005) e Sênior (nascidas em 2005 ou antes), no Parque Aquático Maria Lenk, que integra o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, na Barra da Tijuca (RJ) - local que foi palco das competições aquáticas das Olimpíadas Rio 2016. As escolhidas vão compor o time nacional para a disputa do Campeonato Sul Americano Categoria Absoluto de Nado Artístico, ano que vem, em Buenos Aires, e do 17º Campeonato Mundial Júnior de Nado Artístico (FINA), ainda sem local e data marcados. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

As mackenzistas chegam à competição preparadas e mirando alto, após um ano de conquistas importantes, dentro e fora do Brasil. Jullya Costa Magalhães, que completa 18 ainda neste ano, tentará a categoria Sênior. Catarina Ribeiro Botelho de Sousa Troncha e Vitória Diegues Brasil, nascidas em 2003, com 16 anos completos em 2019, participarão nas duas categorias, assim como Ana Clara, que chegou aos 14 anos em outubro. São 30 atletas disputando posição entre as juniores e 28 entre as nadadoras sênior. As médias de idade das competidoras são 15 anos e 18 anos, respectivamente, em cada grupo.

“É um momento muito importante pra elas, que mesmo muito novas, vão competir e medir forças com atletas mais velhas, mais experientes e que inclusive já estiveram na seleção nacional. Isso traz um ganho de experiência importante”, disse a professora de Educação Física e treinadora da equipe Simone Formiga. “Além disso, é uma forma de elas continuarem treinando e se preparando, agora, no final do ano, já para a nossa agenda de competições de 2020”, completou. 

A avaliação antropométrica, que observa medidas corporais das atletas, ocorrerá no dia 29, às 14h30. A prova de elementos será realizada no sábado pela manhã, às 9h. Já a prova de rotina acontecerá no período da tarde, a partir das 14h30. No domingo, será realizado o teste de aptidão físico-técnica, com início às 7h30. O resultado final será calculado na porcentagem estabelecida para cada etapa da seletiva. A nota de elementos comporá 30% do total final, rotina será 40%, a aptidão física somará 25% e a avaliação antropométrica 5%. A comissão julgadora selecionará as melhores pontuações.