Atualidades

Mudanças na carreira e mercado marcam Semana da FCI do Mackenzie

Palestras abordam inteligência artificial, big data e transformações para os profissionais da Tecnologia da Informação

01.10.201918h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mudanças na carreira e mercado marcam Semana da FCI do Mackenzie

Começou nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, a Semana da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), que vai até o dia 04 de outubro e ocorre em diversos locais e auditórios do campus Higienópolis. A Semana traz várias palestras, oficinas e workshops com profissionais do mercado e grandes especialistas que abordam temas relevantes à formação teórica e prática dos estudantes. Sem contar a participação da Faculdade no Empreenda Mack, evento de dois dias que incentiva o empreendedorismo.

Nizam Omar, diretor da FCI, afirma que a Semana é importante por permitir um contato maior do aluno com o mercado e para lhes dar uma visão mais ampla de suas carreiras. “Em especial despertando o pensamento crítico, a capacidade de reflexão e a habilidade de filtrar conteúdos e buscar informações nos canais confiáveis e de credibilidade”, diz ele.

Para Omar, o modelo educacional hoje está mudando muito rápido, pois passamos de uma cultura em que o conhecimento era um domínio de poucos, como escolas e universidades, para fontes de informações mais pulverizadas, instantâneas, em qualquer lugar e em diversas plataformas.

“E o aluno precisa de uma ajuda nessa curadoria. Damos incentivo, provocamos, chamamos a atenção e os desafiamos a olhar o que está acontecendo e a velocidade em que está acontecendo. Diferentemente do que ocorre numa aula tradicional, em que oferecemos conhecimentos mais básicos e que não são perecíveis. Nessa Semana da FCI, criamos a oportunidade de fazê-los refletir sobre contextos atuais e dinâmicos”, complementa Omar, citando novos negócios que surgem e que modificam todo o mercado rapidamente.

Inteligência Artificial e Big Data

Um dos palestrantes do primeiro dia de evento foi Leandro Nunes de Castro, professor e coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento e Inovação (CDI) da UPM, que tratou do tema Da Inteligência Artificial ao Big Data: História, Carreiras e Tendências em sua apresentação no auditório Escola Americana.

Leandro explicou que nos últimos cinco anos tivemos uma explosão muito grande da inteligência artificial devido a vários fatores, destacando três deles: superabundância de dados, coisa que não tínhamos antes, principalmente da mobilidade, dos aplicativos, etc.; superabundância de recursos computacionais, e que permite processar essa massa de dados de maneira relativamente efetiva; e algoritmos novos que permitem extrair conhecimento a partir de dados.

“Essas são as principais três razões pelas quais a inteligência artificial e o big data explodiram nos últimos tempos. E de fato o impacto na nossa vida é principalmente na automação de vários processos e de várias profissões”, afirma Castro.

O professor faz uma analogia com o estivador. “Que era aquele cara que carregava e descarregava os navios nos portos. Hoje em dia isso tudo é feito por contêineres, com guindastes, então será que o operador do guindaste não é a evolução do estivador?”, questiona ele.

Nesse ponto, Castro diz que não se pode fixar apenas em quais profissões vão desaparecer, mas sim naquelas que surgirão, ou seja, há transformação, mas ela pode ser vista de diversas formas. “Há estudos que dizem que os operadores de telemarketing têm 99% de probabilidade de desaparecer nos próximos 10, 15 anos. Mas será que a nova roupagem do operador de telemarketing não é exatamente ser o gestor de chatbots, por exemplo?”.

Empregabilidade e atualização

Para um profissional da tecnologia da informação (TI), é importante saber que a quantidade de posições disponíveis no mercado é maior do que a quantidade de profissionais formados. “Tanto que na nossa Faculdade, por exemplo, praticamente todos nossos alunos fazem estágio ou já estão trabalhando, já a partir do segundo semestre em diante”, pontua o professor.

Com uma demanda muito grande, Castro destaca que o ponto de atenção principal para eles é que nessa carreira não se pode estacionar. “Não existe essa história: me formei e agora estou pronto. Esquece! Porque continuamente surgem novas tecnologias, novos conhecimentos gerados. A atualização tem de ser contínua”, finaliza ele.

Serviço

Semana da Faculdade de Computação e Informática

Programação: acesse aqui

Conheça os palestrantes: aqui