Cultura

Mackenzie participa da Jornada do Patrimônio 2018

Centro Histórico estará aberto para visitação com oficinas de análise

15.08.201815h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie participa da Jornada do Patrimônio 2018

O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) participará, em 18 de agosto, da quarta edição da Jornada do Patrimônio com o tema “Uma Cidade, Muitas Mãos” – organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o Departamento do Patrimônio Histórico (DPH).

O prédio 1 (Edifício Mackenzie), no campus Higienópolis, participa nas categorias “Imóveis de Portas Abertas” e “Palestras”, oferecendo o Passeio Histórico pelo campus, enfatizando a importância de nosso conjunto arquitetônico tombado para a história do Mackenzie e para a cidade de São Paulo por nossa origem estadounidense e por, desde o início, receber e acolher os filhos de imigrantes de diferentes nacionalidades em nossa escola.

No auditório do CHCM ocorrerão oficinas sobre o tema "Técnicas Não Invasivas de Levantamento de Danos e Patologias em Edificações", organizadas pelo professor Valter Caldana e o Laboratório de Políticas Públicas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

A proposta da oficina é desmistificar a atividade do levantamento de danos e patologias e aproximar o público leigo do instrumental existente para esta tarefa. Os participantes poderão fazer pequenos levantamentos utilizando instrumentos como fotos térmicas e boroscópios e impressão em 3D, além de levar consigo pequenos trechos levantados. 

O objetivo da Jornada do Patrimônio é sensibilizar a população paulistana para a importância de seus bens culturais. Além de ser também uma forma de diálogo do DPH com a população, promovendo o alargamento desse campo do conhecimento. Neste ano, o evento irá refletir sobre os diversos grupos que constituíram o patrimônio cultural da cidade de São Paulo e formaram a identidade paulistana.

Serviço

Passeio Histórico

Ponto de encontro: Edifício Mackenzie - Prédio 1

Horários: 10h30; 11h30; 13h30; 14h30; 15h30; 16h30 e 17h30

Oficinas

Horários: das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30