Caneta tinteiro
Nossos Talentos

Jornalista lança livro sobre primeira reitora mulher do Mackenzie

Obra de autoria da mackenzista Louise Diório conta história de Esther de Figueiredo Ferraz

24.05.202118h05 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Jornalista lança livro sobre primeira reitora mulher do Mackenzie

A jornalista e mestranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Louise Teixeira Diório, lançou o livro-reportagem biográfico Eternas falas de Esther de Figueiredo Ferraz, que conta a história da primeira mulher a comandar uma reitoria universitária na América Latina, no Mackenzie.

A obra foi produzida de modo independente e é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da autora. O livro, inclusive, lhe rendeu o Prêmio de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM e integra a lista dos melhores projetos de TCC apresentados no 2º semestre de 2019.

A ideia de produzir o livro surgiu no início de 2019, último ano de graduação de Louise em Jornalismo. Na época, a mackenzista fazia estágio no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM). “Antes de ingressar no CHCM, eu não fazia ideia de como era o acervo e a infinidade de temas que englobam a história do Mackenzie. Além disso, já cultivava o desejo de estudar mais a história das mulheres, sobretudo das mackenzistas”, destaca a jornalista.

Esther de Figueiredo Ferraz nasceu em São Paulo, em 1915. Foi uma figura de grande importância no país, uma mulher "pioneira, corajosa e destemida”, aponta Louise. Formada em Filosofia e Direito, Esther assumiu seu posto de reitora na UPM no ano de 1965. Ela também foi a primeira figura feminina a ocupar uma cadeira no Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) São Paulo e um ministério do país, o de Educação e Cultura, no período de 1982 e 1985.

Entre os aprendizados absorvidos durante a produção do livro, Louise destaca pontos primordiais na vida para a professora Esther: a valorização da família, o respeito à educação, o diálogo aberto para novas ideias, a solidariedade, a força e a feminilidade tenaz.

“Em primeiro lugar, publicar a biografia Eternas falas de Esther de Figueiredo Ferraz me fez valorizar ainda mais a história e as pessoas que vieram ao mundo antes de mim. Cada um de nós possui um valor especial, uma vocação e algo para oferecer de bom para a sociedade. Por isso, sinto-me privilegiada em poder narrar a trajetória de uma figura tão importante para a história das mulheres e, em especial, para a história do Mackenzie”, acrescenta a jornalista mackenzista. 

A versão digital do livro “Eternas Falas de Esther de Figueiredo Ferraz” está disponível no site da Amazon.