Mini carro em cima de um mapa
Atualidades

IV Fórum de Comércio Exterior traz discussão sobre mercado atual

Mackenzie participa de cenário brasileiro de Comex

23.10.201816h29 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

IV Fórum de Comércio Exterior traz discussão sobre mercado atual

Apesar do Brasil estar entre as 10 maiores economias do mundo, seu comércio exterior corresponde a menos de 1% do total negociado no mercado internacional. O mercado de comércio exterior, em sua amplitude, requer maior crescimento e fomentação e, por isso, a atuação de profissionais depende de uma boa formação e capacitação, visto que estabelecer boas práticas de gestão de risco nas operações de comércio é um dos principais desafios para participantes do mercado global atual.

A Organização Mundial das Aduanas (OMA) está incentivando e patrocinando empresas, em âmbito global, a estabelecerem programas de gestão de risco. O objetivo seria reduzir o fluxo de recursos ilegais, como financiamento do terrorismo e tráfico de drogas, e isso tem tido como resultado a instituição de Acordos de Reconhecimento Mútuo, que se traduzem em livre trânsito de mercadorias em alfândegas. Além disso, isso pode significar uma redução de até, aproximadamente, 30% nos custos das operações de comércio exterior.

“Desenvolver procedimentos seguros e confiáveis têm sido o principal ‘diferencial’ para que as empresas consigam ‘reduzir custos’ e ‘ganhar produtividade’ nos processos de exportação e importação”, afirma o professor Marcos Andrade, professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis.

O professor foi um dos palestrantes convidados a participar do último dia do IV Fórum de Comércio Exterior e Alfândegas na Mercedes-Benz do Brasil (MBBras), que ocorreu nos dias 15, 17 e 19 de outubro. O evento contou com a presença de alunos e professores da Graduação e Pós-Graduação do CCSA do Mackenzie, com uma média de 15 alunos por dia.

Para Andrade, o Fórum foi uma “oportunidade única para aproximar conceitos desenvolvidos pela academia associados às práticas de mercado” e comentou que “foi possível explorar o conhecimento técnico e sua relação direta com o dia a dia de mercado, apresentado por empresas parceiras e profissionais da Mercedes, além de professores de outras universidades convidadas”.

A 5ª edição do Fórum de Comércio Exterior e Alfândegas acontecerá em outubro de 2019 e a UPM foi convidada para participar.