Economia

Gestão e liderança são essenciais para sucesso das empresas

Mackenzie discute tema em curso de extensão

07.03.201911h24 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Gestão e liderança são essenciais para sucesso das empresas

O sucesso dentro de uma empresa depende da combinação de gestão e liderança forte prontas para encarar as mudanças no mundo dos negócios. A indústria 4.0, a transformação digital e a competitividade entre as empresas trazem incertezas e desafios para o mercado atual. Nos três últimos anos, o país atingiu um alto índice de mortalidade de empresas. Somente em 2016, o pedido de recuperações judiciais atingiu o recorde de 45%, de acordo com a Serasa Experian.

Além disso, segundo Marco Aurélio Morsch, coordenador do Curso de Extensão de Gestão Estratégica e de Pessoas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no ano de 2017 houve um crescente nível de inadimplência (20%) e uma elevadíssima taxa de desemprego, 12,7%.  “Excluindo o agronegócio, a maioria dos setores industriais e de serviços apresentou crescimento negativo, sobretudo pela elevada carga tributária e baixo índice de competitividade internacional”, explica.

O universo empresarial vive inserido no VUCA World, um cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo (na sigla em inglês). Apesar das dificuldades, algumas empresas, pontua o professor, estão crescendo mesmo com a questão da competitividade e mudanças rápidas, devido ao fato de somarem liderança e gestão em suas organizações de qualidade.

“O gestor precisa possuir as seguintes competências: visão estratégia e capacidade de antecipação; entendimento de sistemas complexos e pensamento holístico; foco no cliente, na equipe e na tecnologia; clareza de propósito e, por último, capacidade de aprendizado contínuo e acelerado”, explica Morsch.

Para lidar eficazmente com as pessoas, o gestor deve primeiramente e principalmente ter autoconhecimento e saber gerenciar a si mesmo. Ou seja, ele deve conhecer seus pontos fortes e aqueles que deve desenvolver, ter autocontrole emocional, saber se comunicar, dar e receber feedback, agir com transparência e manter bom relacionamento interpessoal e com os públicos com os quais tem contato, esses são elementos fundamentais para seu sucesso. “E são justamente esses conhecimentos e ferramentas direcionadas para ações como estas que são transmitidas durante o curso do Mackenzie para que o aluno possa ter excelência no campo da gestão estratégica e de pessoas”, completa o professor.

O curso ainda oferece a possibilidade de mudar o cenário de contratações, afinal, tem o dever de capacitar o maior números de profissionais de maneira que estejam preparados para o mercado de trabalho dentro do VUCA World. “Temos observado que várias empresas têm tido dificuldades na hora de escolher líderes para a alta direção por falta de candidatos com suficiente visão estratégica, capacidade empreendedora e soft skills – como comunicação, flexibilidade e inteligência emocional”, finaliza.

Sobre o curso

O curso de Extensão e Educação Continuada de Gestão Estratégica e de Pessoas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) tem como público-alvo profissionais de organizações públicas ou privadas, gestores, empreendedores, alunos de graduação e pós-graduação que buscam aperfeiçoar-se no conhecimento, gestão e práticas no gerenciamento estratégico e de pessoas.

As aulas são presenciais e acontecem aos sábados, nos dias 27 de abril, 04 e 11 de maio, das 9h às 17h, no campus Higienópolis do Mackenzie. Em caso de dúvidas, acesse a página do curso, ligue para (11) 2114-8821 ou envie um e-mail para cursos.curtaduracao@mackenzie.br.