Cultura

Exposição: 125 anos do lançamento da Pedra Angular do Edifício Mackenzie

Documentos, fotos e objetos referentes à construção mostram o início da história do Mackenzie

16.10.201917h02 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Exposição: 125 anos do lançamento da Pedra Angular do Edifício Mackenzie

No dia 17 de outubro, a partir das 18h, começa a exposição 125 anos do lançamento da Pedra Angular do Edifício Mackenzie, no Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no campus Higienópolis. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita. 

A mostra cultural expõe documentos, fotos e objetos referentes à construção, os usos e o restauro do Edifício Mackenzie, o prédio 1 do campus, onde teve início o Mackenzie College, instituição que deu origem à UPM, oficializada em 1952.

A Pedra fundamental, ou pedra angular, era muito comum em construções antigas, marcada por ser a primeira assentada na esquina de um edifício, formando o ângulo reto entre duas paredes. A partir dela que eram decididas as posições de todas as outras. A pedra do Edifício Mackenzie foi assentada durante sua construção original, entre 1894 e 1896.

Curiosidades do Edifício 1 

Conhecido como Edifício Mackenzie, o prédio número 01 do campus Higienópolis foi construído para sediar a primeira Escola de Engenharia não pública do Brasil. Com o desenvolvimento do campus, o local passou a abrigar a Reitoria, Chancelaria, Presidência e Diretorias do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e, atualmente, o local é sede do CHCM.

O edifício tombado passou por várias modificações e restaurações, ao abrigar todos esses tipos de funcionalidade, até chegar aos dias de hoje. A entrada principal, logo do início de sua construção, era virada para a Rua Maria Antônia. 

Serviço 
Abertura da Exposição: 125 anos do lançamento da Pedra Angular do Edifício Mackenzie
Entrada gratuita

Data: 17 de outubro 
Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie, Hall do Prédio 1, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rua Itambé, 135 
Horário: às 18h