Nossos Talentos

Equipe do Colégio Mackenzie Brasília conquista título regional da Olímpiada Brasileira de Robótica

Competição foi feita totalmente em formato digital e envolveu a programação de um robô virtual

28.10.202011h16 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Equipe do Colégio Mackenzie Brasília conquista título regional da Olímpiada Brasileira de Robótica

A equipe de Robótica do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), Mack01, formada pelos alunos do Ensino Médio, Arthur de Paula, Josué Costa e Juliano Tupiná, venceu a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e agora avança para a fase nacional da competição. Essa foi a 14ª vez que o time conquistou a vaga para a etapa nacional. Neste ano, o torneio foi realizado em formato totalmente remoto, em função da pandemia do coronavírus.

Os integrantes do time precisaram conduzir um veículo robótico virtual no circuito digital proposto pela organização, salvando vítimas de um desastre urbano. As regras não mudaram, mas os estudantes precisaram focar no conjunto de códigos de programação para a orientação do carro. O desafio, no entanto, foi superado com relativa facilidade pelo grupo, que já estava em fase de preparação há algum tempo. 

“Essa vitória é uma recompensa do esforço e dedicação que tivemos em relação à competição. Agora o nosso objetivo é focar e aumentar o empenho para ganhar o nacional e, eventualmente, ir para o mundial. Já começamos as preparações, que envolvem basicamente adaptar o robô para as mudanças da linguagem de programação e consertar os erros que cometemos na fase regional”, pontuou o estudante Josué da Costa. 

A equipe somou 600 pontos, ficando 130 à frente da segunda colocada, a Super Roboowl, que registrou 470 pontos. A Master Programmers, com 370 pontos, e a Fênix Imbatível, com 360, ocuparam o 3º e o 4º lugar, respectivamente. A pontuação foi calculada de acordo com o sucesso obtido pelo robô ao longo do percurso determinado na prova de resgate de vítimas. Na disputa, a máquina devia estar pré-programada para superar desafios e conseguir salvar vidas ou recolher corpos em uma arena que simula um ambiente de desastre hostil. O trajeto a ser percorrido tem rampas, paredes, relevos e outros dificultadores que caracterizam sua não-linearidade. 

“Nós utilizamos a própria plataforma de educação do Mackenzie para os treinos à distância. Mas eles me surpreenderam com o desenvolvimento particular de cada um sobre o que era necessário para vencer o campeonato. O time é muito bom e aplicado. Eu passava o conteúdo e eles se aprofundaram, indo muito além do que estava proposto para cada treino”, comentou o técnico e responsável pela Robótica do Mackenzie Brasília, Mauro Azevedo. 

 

Segundo o atleta Juliano Tupiná, a competição foi mais difícil dessa vez, devido ao pouco costume com o ambiente virtual elaborado pela organização da OBR. “As mudanças do aplicativo, bem como acostumar com a escrita dele foram bem chatas. Porém, a precisão e a calibragem dos sensores foram bem mais fáceis virtualmente. Eu esperava que seria pior, mas achei até que foi muito bem feita a competição”, explicou. 

O fato de não terem que lidar diretamente com um robô físico, trabalhando em novidades e melhorias também afetou a rotina da equipe. “Sentimos um pouco da falta disso, pois esse é um dos pilares da competição. Tirou um pouco da graça. Por outro lado, pudemos nos concentrar bem mais na programação, o que pode ter feito a nossa vitória ser mais confortável”, acrescentou Arthur de Paula.