Cultura

Diálogos debate a língua portuguesa como instrumento de acolhimento

Brasil se destaca no recebimento e tratamento às pessoas em situação de refúgio

01.09.202018h20 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Diálogos debate a língua portuguesa como instrumento de acolhimento

O conceito de refugiado tem se mostrado mais presente na sociedade brasileira, embora a temática não seja nova. O programa Diálogos, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), da próxima quinta-feira, 03 de setembro, terá como tema Português como língua de acolhimento e a situação de refúgio, e discutirá a maneira como o Brasil e a Língua Portuguesa têm tido um papel fundamental no recebimento de imigrantes nesta situação. O encontro começarà às 18h30 no Youtube.

O Brasil tem se destacado em relação ao recebimento e ao tratamento às pessoas refugiadas. No entanto, sejam pelos limites econômicos e/ou pelas questões sociais, diversas ações tiveram seu sucesso comprometido. Sobretudo atualmente, os imigrantes em situação de refúgio enfrentam o racismo, o preconceito e, muito fortemente, as dificuldades trazidas pela pandemia. 

Para o debate, o programa contará com a participação da professora Giselda Pereira, egressa do PPGL e que atua como voluntária no Instituto Adus de Reintegração do Refugiado. A conversa contará ainda com a participação dos professores do PPGL Alexandre Bueno e Maria Lúcia Vasconcelos.

O evento é gratuito e para obtenção do certificado de participação, é necessário realizar inscrição aqui.

Serviço
Diálogos - Português como língua de acolhimento e a situação de refúgio
Data:
03 de setembro
Horário: 18h30
LinkYoutube