visão do alto da orquestra e coral
Cultura

Culto de gratidão pelos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil no Mackenzie

Evento com orquestra e coral lota auditório Ruy Barbosa

19.08.201911h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Culto de gratidão pelos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil no Mackenzie

O deslizar leve dos arcos nos instrumentos traziam uma melodia doce aos ouvidos, anunciando que a noite seria de celebração e agradecimento. Não havia melhor forma de se iniciar o culto de gratidão aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), que ocorreu no auditório Ruy Barbosa do Mackenzie, campus Higienópolis, no dia 16 de agosto. A celebração contou com as apresentações da Orquestra Sinodal, composta por jovens, e do Coral Intersinodal.

O culto, organizado pelos Sínodos do estado de São Paulo, com apoio do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), teve casa cheia e pregação do reverendo Juarez Marcondes Filho, secretário executivo do Supremo Concílio da IPB e conselheiro do IPM. “O povo está celebrando esta data maravilhosa do trabalho da Igreja no Brasil, e me congratulo com os 16 sínodos de São Paulo, um para cada década”, brincou ele.

Segundo destacou o reverendo, ao longo dos anos, a IPB tem se mantido fiel à sua missão: “levar o evangelho a todos os locais, ‘transtornando’ o mundo com as palavras de Deus", disse fazendo referência ao texto de Atos dos Apóstolos.

Davi Charles Gomes, chanceler do Mackenzie, realizou uma oração fervorosa em agradecimento a Deus e em nome do bom trabalho desenvolvido pela IPB ao longo dos anos no Brasil, destacando que, além da alegria pela caminhada até este marco histórico, fica o desejo de manter o coração aquecido para seguir em frente com entusiasmo.

A IPB é a mais antiga denominação reformada do país, fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton em 1859. Atualmente, a instituição conta igrejas, congregações e pontos de pregação que compartilham o evangelho da graça com a população.

Dentre as autoridades presentes ainda estiveram José Francisco Hintze, diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura (DESIN) do IPM; Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); o presbítero Clodoaldo Waldemar Furlan; Mauro Meister, diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper; e reverendo Agnaldo Duarte de Faria, que conduziu os trabalhos da noite.

Homenagem em Brasília

Na quarta-feira, 14 de agosto, a Câmara dos Deputados em Brasília também prestou uma homenagem ao aniversário da IPB. A Sessão Solene teve participação de parlamentares de diversas legendas, convidados de outras igrejas, funcionários de gabinetes e servidores. O presidente do Supremo Concílio da IPB, reverendo Roberto Brasileiro, e o presidente do IPM, José Inácio Ramos, compuseram a mesa da sessão, presidida e organizada pelo deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP).

Para Ramos, a interlocução com a sociedade, estabelecida pela IPB ao longo dos anos na propagação da palavra de Deus, tem sido um dos diferenciais da atuação da Igreja. “Ela tem o compromisso de pregar de forma clara, objetiva, transparente e cuidando do social, que é extremamente precioso a toda população, independentemente de raça, cor ou credo. A IPB tem se mantido fiel à palavra de Deus nestes 160 anos e promove a inauguração de escolas, hospitais, creches, asilos, apoio a pessoas com problemas com drogas e àqueles que estão de alguma forma excluídos da sociedade, tudo para que eles consigam se recuperar e contribuir com o desenvolvimento do país. O reconhecimento do poder legislativo em cumprimentar e reconhecer esse trabalho demonstra a importância dessa atuação”, encerra o presidente do IPM.