Atualidades

Criador do Orkut no Centro de Comunicação e Letras Mackenzie

Desenvolvedor da rede social discursou sobre cenário digital atual

13.09.201817h31 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Criador do Orkut no Centro de Comunicação e Letras Mackenzie

Orkut Büyükkökten, turco de 43 anos responsável pela criação de uma das primeiras redes sociais de grande repercussão, de mesmo nome de seu fundador, esteve, em 05 de setembro, no Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus de Higienópolis, para um papo com os alunos. Para se ter uma ideia de sua importância, a rede social que foi descontinuada, Orkut, chegou a alcançar cerca de 70% de usuários brasileiros.

Em sua palestra - Social Media: The Past, Current & Future -, Büyükkökten expôs que estamos vivendo em uma geração insegura, capaz de incitar ansiedade e desencorajamento, uma vez em que um usuário se compara com a suposta “vida perfeita” de outro em uma ou outra rede social.

“Além das expectativas de nossas famílias, amigos, vizinhos, etc., há hoje toda essa ansiedade que vem das redes sociais ao nos compararmos com os outros. Temos uma sociedade que é realmente insegura, ansiosa, deprimida, estressada, infeliz e solitária. E as redes sociais têm um papel nisso. Elas não aumentam a felicidade, não melhoram a qualidade de vida. Elas, em grande parte prejudicam”, pontuou ele.

De acordo com Büyükkökten, aplicativos como o Tinder tornaram as relações descartáveis, com julgamentos apenas com análises de fotos de perfil e simples descrições de personalidade, o que aproxima o discurso do criador do Orkut com o conceito do sociólogo Zygmunt Bauman, da modernidade líquida.

É nesse contexto que ele defende a utilização de modo correto das mídias sociais, sem a superficialidade com a qual muitas vezes nos deparamos. Para ele, este bom uso nos conectaria mais e isso podia ser visto no Orkut.com. Assim, Büyükkökten busca esse ideal com sua nova rede social, chamada Hello. O novo investimento, que foi lançado há apenas um ano no Brasil, garante ser um espaço que privilegia verdadeiras amizades com interesses em comum. O serviço está disponível para as plataformas Android e iOS.