Atualidades

Colégio Mackenzie Higienópolis ganha prêmio relacionado a Educação e Inclusão

Programa de Robótica foi destaque por atender necessidades de deficientes visuais

04.11.201918h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Colégio Mackenzie Higienópolis ganha prêmio relacionado a Educação e Inclusão

O Colégio Presbiteriano Mackenzie, campus Higienópolis, conquistou o 3º lugar do Prêmio Destaque no Fórum Nacional de Escolas Particulares, durante a Educa Week 2019, que aconteceu entre os dias 21 e 29 de outubro. O Colégio foi um dos campeões com o projeto de acessibilidade de Robótica, curso extracurricular destinado para alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

Sob a coordenação Tecnopedagógica do Colégio e apoio da Direção Geral, o programa foi implementado no primeiro semestre deste ano. Os encontros ocorreram semanalmente, propondo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tecnológicas e socioemocionais, combinadas com o uso da computação criativa, na qual o aluno compreende o que é um robô e como pode utilizá-lo para resolver problemas do cotidiano.

Tendo a acessibilidade como ponto principal, os estudantes trabalharam essa ótica nos espaços escolares e levantaram informações sobre o público-alvo do projeto: deficientes visuais. Em grupos, criaram diversos protótipos com ferramentas de baixo custo, como arduíno, sensores diversos, áudio e outras tecnologias para atender estudantes com deficiência visual. “O engajamento dos estudantes em prol do perfil desse público, partindo da experiência com suas colegas deficientes visuais,  que também participam do Programa de Inclusão no Mackenzie, é incrível”, apontou Débora Valleta, que compõe a Direção de Educação Básica.

Com a mediação do professor Reinaldo Borges, o curso de Robótica também conta com a auxiliar do Programa de Inclusão, Angélica Couto, responsável pela adaptação e transcrição do material para o braille, além da intervenção entre os alunos cegos e prototipação dos artefatos. “A empatia entre os alunos é algo palpável. É absolutamente incrível acompanhar cada detalhe, a maneira como abraçaram a causa e voltaram-se para as nossas meninas”, disse Angélica.