Colégio Mackenzie Brasília participa de Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipe quer repetir conquista de Campeão Mundial de Robótica de 2012

17.08.201816h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

No próximo sábado, 18 de agosto, equipes do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília participam da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento tem como objetivo fomentar o interesse pela robótica e pela tecnologia em estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Nesta edição, as equipes farão simulações de resgate de vítimas feito por robôs em ambiente de desastre. Durante a competição, os mackenzistas estarão representados por sete equipes nas categorias básica e Ensino Médio.

O Colégio Mackenzie Brasília uniu os conceitos teóricos e práticos para a construção de protótipos que são utilizados em simulações de identificação e resgate de vítimas em ambientes hostis. Os robôs são completamente autônomos, ágeis e capazes de vencer os obstáculos do ambiente, como desníveis do solo e escombros. 

Para a professora Lucilene Campanholo, coordenadora de Informática Educacional do colégio, participar de competições como esta é fundamental para colocar em prática os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o ano. “A atividade requer muita precisão e dedicação dos alunos. Eles se preparam durante o ano todo para esta competição. Em 2010, representamos o Brasil no Campeonato Latino Americano, trazendo para casa o título de campeão. Já em 2012, conquistamos o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Robótica”, conta.

De acordo com Lucilene, títulos como estes demonstram a tradição e excelência do Mackenzie no ensino de robótica, que desenvolve este trabalho com estudantes há 14 anos. A partir do 3º ano do Ensino Fundamental, os alunos passam a ter oficinas de robótica nas quais aprendem a construir robôs, a partir de noções de engenharia, lógica e programação.