Bibliotecas no Colégio Mackenzie são diferenciais na formação de crianças e adolescentes

Espaços incentivam leitura, pesquisa e preparam o aluno para exercício da cidadania

16.01.202014h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Bibliotecas no Colégio Mackenzie são diferenciais na formação de crianças e adolescentes

Emília, Turma do Gordo, Us Karas, Lúcia Já-Vou-Indo, Menino Maluquinho e Greg Heffley. Somente uma biblioteca poderia reunir tantos personagens queridos da literatura infantil e que marcaram a infância de muitas pessoas. Nos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), o cuidado com a leitura das crianças e adolescentes não fica apenas nas prateleiras. Além dos livros, são diversas ações para estimular este hábito nos pequenos.

No campus Higienópolis, são três bibliotecas com aproximadamente 16 mil volumes de livros voltados para o público juvenil. Em 2019, os exemplares mais procurados foram Diário de um Banana (Jeff Kinney), Diário de uma Garota Nada Popular (Rachel Renee Russell) e Homem cão e Capitão cueca (Dav Pilkey). 

“A Biblioteca tem o importante papel de auxiliar no processo ensino-aprendizagem, colaborando e promovendo a educação. Uma escola que entende esse papel está investindo na capacitação de seus alunos”, diz a coordenadora das Bibliotecas da Educação Básica, Giselle Machado Nunes. 

De acordo com ela, ter uma biblioteca adequada e de qualidade vai muito além de desenvolver o hábito da leitura nos jovens. “Temos a preocupação com a qualidade da leitura na dinâmica familiar, é um assunto levado muito a sério, pois sabemos do seu benefício. É de fundamental importância para incentivar o hábito e o gosto pela leitura e pesquisa, o desenvolvimento de potencialidades, preparando o educando para o exercício da cidadania”, declara Giselle. 

O hábito de leitura beneficia o desenvolvimento escolar, potencializa o aprendizado da sala de aula, além de ajudar a melhorar características de estudos, como na interpretação de texto, no vocabulário, na escrita e fala, na socialização em geral. Por isso, é de fundamental importância incentivar a prática entre os estudantes do CPM. 

Com este objetivo, as bibliotecas do Colégio Mackenzie desenvolvem uma série de ações para promover a leitura infantil. São concursos de poesia, de música e de melhores leitores; feiras do livro, que contam com contação de histórias, teatro, oficinas e palestras; encontro com autores; e clube do livro. “Várias atividades para manter uma Biblioteca viva e eficaz”, conclui a coordenadora das bibliotecas do CPM.