Universidade

Aula inaugural faz resgate histórico da fisioterapia

Evento reflete sobre atuação mackenzista ao longo dos anos

11.03.202017h28 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Aula inaugural faz resgate histórico da fisioterapia

O curso de Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, nesta quarta-feira, 11 de março, a aula inaugural do primeiro semestre de 2020. No auditório Escola Americana, campus Higienópolis, foi organizado um debate para resgatar a história da formação, tanto no Brasil, quanto na própria Instituição, que completa o sesquicentenário neste ano. 

Com os 150 anos do Mackenzie em mente, a convidada para o debate foi a professora Silvana Blascovi, primeira coordenadora da Fisioterapia na UPM. A professora auxiliou na abertura do curso, em 2007, e também na organização do CCBS, em 2006. 

Para a docente, pensar no passado do curso, juntamente à história do Mackenzie, é uma forma de enriquecer os estudos dos alunos. “São as memórias da Instituição, que não podem ser perdidas, fazem parte do nosso projeto de excelência acadêmica. Quem tem história, tem memória e sabe contar seu valor no mercado”, declarou.

Além da mackenzista, foi convidada para o debate a professora da USP, Amélia Pasqual Marques, considerada uma das mais antigas fisioterapeutas brasileiras ainda em atuação acadêmica. 

A atual coordenadora do curso mackenzista, Denise Loureiro Vianna, afirmou que o objetivo da aula inaugural é debater e promover o conhecimento e atualizações científicas da Fisioterapia.  “É um debate sobre o passado, o presente e o futuro da Fisioterapia”, disse.

Denise ainda acrescentou que pensar nos 150 anos da Instituição é um convite para refletir também a formação do fisioterapeuta mackenzista. “Nosso diferencial é pensar no indivíduo de forma integrada, inserido numa saúde ampla, não somente na questão física, mas na interação geral do indivíduo”, concluiu.