Benedito, de pé, ao púlpito, em um auditório lotado
Atualidades

Antigo reitor do Mackenzie assume presidência da Capes

Benedito Guimarães Aguiar Neto esteve à frente da UPM desde 2011

12.02.202011h59 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nesta terça-feira, 11 de fevereiro, Benedito Guimarães Aguiar Neto, antigo reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumiu como novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Capes é o órgão responsável pela administração de investimentos para a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país e também aplica recursos na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica.

Na cerimônia de posse de Aguiar Neto estiveram presentes ​Abraham Weintraub, ministro da Educação, e Anderson Correia, presidente da Coordenação de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020, que agora assume o cargo de reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Aguiar Neto ficou como reitor da UPM desde fevereiro de 2011 e deixou o cargo para assumir a presidência da Capes. Marco Tullio de Castro Vasconcelos, que atuava como vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sucede a Aguiar Neto à frente da Universidade. Vasconcelos tomou posse na segunda-feira, 10 de fevereiro, em cerimônia solene no campus Higienópolis do Mackenzie.

Trajetória e formação

Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, e pós-doutorado pela University of Washington, nos EUA.

Entre os diversos cargos que assumiu ao longo de sua carreira, foi também membro dos conselhos Deliberativo e Universitário do Mackenzie, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e diretor do Centro de Ciências e Tecnologia na UFPB e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Atuou ainda como presidente do Conselho Diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, foi vice-presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, membro das comissões de Assessoria do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e de Especialistas de Engenharia do MEC/Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, bem como do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.

Além destas funções, trabalhou como avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vice-presidente para o Brasil da Organização Universitária Interamericana (OUI), e membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (CONSEA/FIESP), entre outros.

Reconhecimentos

Aguiar Neto foi reconhecido, ao longo de sua trajetória, com os títulos de Doutor Honoris Causa pelo Gordon College, EUA; de Professor Emérito pela UFPB; de Cidadão Campinense, pela Câmara Municipal de Campina Grande-PB; de Cidadão Paraibano, pela Assembleia Legislativa da Paraíba; e Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, com as medalhas Amigos da Marinha e Exército Brasileiro.

De acordo com notícia divulgada no portal do MEC, Aguiar Neto declarou: “recebo esse desafio com as melhores expectativas, com motivação. Pretendo dinamizar e valorizar o conhecimento científico, a inovação tecnológica, de tal maneira que o sistema de pós-graduação brasileiro possa contribuir para a solução dos grandes problemas nacionais”.

Foto de capa: Aguiar Neto durante a cerimônia de posse. Crédito: Gabriel Jabur/MEC