uma menina está escrevendo em um caderno, seu rosto não aparece. em sua frente tem um notebook
Eventos

Alunos do Colégio Mackenzie se destacam em concurso literário

Estudantes serão premiados nas categorias poesia, conto e crônica

22.10.201818h33 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Alunos do Colégio Mackenzie se destacam em concurso literário

Os alunos do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) de São Paulo participaram do concurso literário promovido pela Academia Paulista de Letras, em conjunto com o Governo de Estado de São Paulo e o SindiClube. Os estudantes do Mackenzie alcançaram posições de destaque, incluindo primeiros lugares em diferentes estilos literários, como poesia, crônica e conto.

“A satisfação é imensa. Não apenas pelas premiações, mas porque tivemos 52 alunos participando de um concurso literário sem vínculo algum com notas, apenas pelo prazer de escrever”, conta Solano Portela, diretor Operacional de Educação Básica (DIREB) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Solano agradeceu à Direção do CPM, aos professores de Português, à equipe do Colégio e, especialmente, ao professor Rogério Tognetti, orientador Pedagógico do Ensino Médio.

Entrega do prêmio

A entrega do prêmio acontece no dia 26 de novembro de 2018, às 19h30, no Club Athletico Paulistano, localizado na Rua Honduras, 1.400, Jd. América, São Paulo, SP.

Vencedores:

Poesia:
1º Lugar: Anna Carolina Almeida da Cruz - 1B07
2º Lugar: Raquel Rios Campitelli - 3B07

Crônica:
1º Lugar: Isabella Lopes Parra - 3B02
3º Lugar: Giulliano Duarte Suppi - 2B09

Conto:
1º Lugar: Matheus Schlogel de Oliveira - 3B01

Como funciona a escolha dos trabalhos

Como consta no site do SindiClube, a Comissão Julgadora, formada por três jurados, avaliou os trabalhos em três etapas. Na primeira, o júri lê cada texto inscrito sem conhecer o nome do autor, apenas o pseudônimo. Nessa fase, os jurados apontam qualidades e fazem a correção de defeitos de linguagem ou de construção. Com isso, realizam uma seleção prévia dos melhores trabalhos.
Em um segundo momento, os jurados fazem uma reunião na qual compartilham suas opiniões e análises; mesmo que nessa fase exista uma coincidência de pensamentos, a unanimidade ainda não é alcançada. Já na terceira etapa ocorre a real discussão de aspectos que poderão levar um trabalho a se sobressair em relação ao outro. É na última fase que a Comissão Julgadora considera elementos como técnica, criatividade, inovação, modernidade, relevância do tema, profundidade e beleza.