Objetivo do curso: Especializar profissionais na extração de conhecimento útil às atividades de gestão, planejamento supervisão e auditoria a partir de grandes e diversas bases de dados eletrônicos utilizando métodos e tecnologias de Inteligência de Negócios (Business Inteligence – BI), da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial. Com ênfase prática e aplicada, o curso visa capacitar o aluno a identificar oportunidades e aplicar metodologias e ferramentas tecnológicas de análise, mineração e visualização de dados dentro do contexto corporativo, assim como preparar esses profissionais para as transformações que essas novas metodologias e tecnologias estão imprimindo na realidade organizacional e na sua gestão.

Diferenciais:

  • Traz o poder transformador da ciência de dados e de suas tecnologias para dentro da realidade corporativa. Diferentemente de outros cursos existentes, com foco essencialmente tecnológico, esse curso foca na descoberta de conhecimento e no uso de dados e informações enquanto ativos estratégicos no apoio à tomada de decisão, ao planejamento e ao acompanhamento de ações institucionais.
  • Por estar imerso na realidade da capital administrativa do país, esse curso é também particularmente sensível às peculiaridades da administração pública, suas instituições e políticas, que atuam em contextos complexos, diversos e de grande capilaridade e que por isso muito carecem de ferramental e metodologias que apoiem seus processos decisórios e explorem as muitas fontes de dados oficiais existentes.

Público-Alvo

Profissionais de gestão, em especial quem já trabalha com governança de TI e BI para apoio à decisões de negócios e de políticas públicas alinhadas com a real necessidade da população e do desenvolvimento sustentável. Experiência em bancos de dados e noções de programação permitirão desenvolver análises mais sofisticadas, mas na falta dessa experiência, ainda há um amplo escopo de temas úteis à prática profissional.