Visual Merchandising

Faculdade Rio

Compartilhe nas Redes Sociais

Considerando o mercado atual em que as vendas pelas plataformas digitais estão ganhando cada vez mais espaço, se tornou fundamental para as marcas e empresas com ponto fixo repensar seus espaços. Neste sentido, o curso pretende preencher uma lacuna na qualificação do profissional que atua diretamente no ponto fixo.

O curso foi criado com o objetivo de reinventar e repensar a experiência de compra, investigando novos métodos de compra e venda unindo dinâmicas de design, tendências e comunicação.

Objetivo:

Objetivo Geral:

O curso de Especialização em Visual Merchandising tem por objetivo formar profissionais qualificados para atuar nos pontos de venda físico (lojas). O visual merchandising é o planejamento que envolve espaços e vitrines nos ambientes comerciais e/ou locais de interação entre empresa e consumidores, que podem ser montados com aparatos conceituais, exposições e instalações cujo propósito é a comunicação no sentido da venda. Tais habilidades e experiências giram em torno da relação específica entre o espaço o "design de interiores" e o "marketing", ou seja, o conjunto de técnicas de exposição de produtos que tomam forma e se tornam operacionais nos pontos de venda.

Objetivos Específicos:

O objetivo é formar um profissional cuja especialidade reside nos vários domínios de aplicação do design na composição ambientes e vitrines para lojas, o domínio dos conceitos e técnicas aliado ao marketing de acordo com  perspectiva empresarial será o diferencial deste profissional. Esses profissionais devem desenvolver um dinamismo que lhes permita responder com presteza às variadas escalas do design de exposições e as atividades multifacetadas para as quais são contratados. Acima de tudo, eles precisam ter uma alta consciência de sua identidade profissional.

  • Conhecer teorias de design e sua aplicação em ambientes de consumo (nível 1)
  • Definir o que é marketing (nível 1)
  • Compreender diferentes métodos de pesquisa (nível 2) 
  • Atuar com diferentes perfis de empresas e consumidores. (Nível 3)
  • Comparar novas formas de consumo e de consumidores. (Nível 4)
  • Esquematizar novas forma de exposição de produtos para o consumo (Nível 5)

Público-Alvo

Profissionais atuantes nas áreas de moda, design de interiores, arquitetura, design de produto, artes visuais, marketing, publicidade e áreas afins. O curso estimula a capacidade de análise e reflexão sobre a proposta empresarial, o espaço, o ponto de venda e sua função.

Programa do Curso:
Módulo Disciplina Carga Horária
Construção do Conhecimento História e Evolução do Visual Merchandinsing 32
Metodologias de Design 32
Portfólio e Mídias Digitais 24
Desenvolvimento e Aplicação Gestão da Inovação 32
Estudos de Tendências 32
Teorias do Consumo 32
Concepção de Espaços Promocionais 32
Mercado Branding 24
Gestão Estratégica 32
Estratégias nos Pontos de Vendas 24
Projeto de Visual Merchandising – Vitrines 32
Aplicação do Conhecimento Projeto Final – Teórico/Prático 32
TOTAL   360
Administração do Curso
Estrutura do Curso
Estrutura

Estrutura

Faculdade Mackenzie Rio