NEP-Mackenzie realiza evento para compartilhar resultados de pesquisas sobre os Estudos de Futuro

Gratuito e com transmissão aberta pelo canal do Mackenzie Brasília no youtube, III Encontro Anual do NEP-Mackenzie inaugura ciclo de trabalhos do grupo, em 2021, com a apresentação de dados relevantes registrados após investigações iniciadas ano passado

26.02.202115h55 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

NEP-Mackenzie realiza evento para compartilhar resultados de pesquisas sobre os Estudos de Futuro

A terceira edição do Encontro Anual do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (NEP-Mackenzie Brasília) - ENEP - está marcada para os dias 2 e 3 de março, em formato on-line, com transmissão aberta e gratuita pelo canal oficial da Faculdade no youtube (youtube.com/mackenziebrasilia).

 

O evento marca o reinício dos trabalhos do grupo, com a apresentação do andamento das pesquisas iniciadas ou das investigações concluídas pelo grupo em 2020. A ideia é, essencialmente, compartilhar com a sociedade os resultados alcançados ao longo do ano, destacando, entre as ações, por exemplo, as contribuições recentes para o Governo Federal e para a Academia, além da participação na reunião anual de Foresight de Governo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para isso, o NEP-Mackenzie também preparou mais uma edição especial da Revista Mackenzie, com 13 artigos inéditos sobre as reflexões, atividades e conquistas do Grupo, neste período. O documento está disponível para download neste link.

 

O ENEP ocorrerá nas tardes dos dias 2 e 3 de março, das 15h30 às 18h, com programação que contempla debates sobre as Competências essenciais para construção e planejamento de cenário, o Futuro do Trabalho no Brasil em 2030A prospectiva e o uso da inteligência coletiva para uma gestão pública por governança, as Perspectivas filosóficas sobre estudos de futuro e outros assuntos. Os painéis serão apresentados por membros e colaboradores do Grupo, que compõem cadeiras estratégicas em órgãos públicos e empresas privadas de grande porte. 

 

A abertura do Encontro terá a participação de Ricardo Borges de Castro, Membro Associado da Global Fellowship Initiative, Geneva Centre for Security Policy, e ex-Conselheiro em Prospectiva Estratégica do European Political Strategy Center (EPSC), o think tank interno da Comissão Europeia. Conduzirão a solenidade o professor Domingos Spezia, vice-diretor Acadêmico da FPMB e a professora Elaine Marcial, coordenadora do NEP-Mackenzie e da Pós-Graduação em Cenários Prospectivos Inteligência, Cenários e Gestão Estratégica.

 

A Revista Mackenzie Especial do NEP-Mackenzie complementa as apresentações abordando temas como as Perspectivas filosóficas a respeito de estudar o futuroos Dados de Prospectiva, a Estrutura científica explícita para planejamento por cenários, a Avaliação dos estudos de futuro para o planejamento em ciência, tecnologia e inovaçãoOs jovens e o Futuro do Trabalho no Brasil, a Plataforma Future - uma rede de experts conectada no por vir, a Gestão Estratégica para uma nova época, destacando a análise de risco e de cenários, e outras questões de igual importância

 

NEP-Mackenzie e os Estudos de Futuro

 

O NEP-Mackenzie foi criado em julho de 2018 e tem como objetivo realizar e divulgar a produção científica e tecnológica no campo dos estudos de futuro. A  pesquisa neste campo pretende, entre outras questões, organizar e assegurar um processo decisório mais assertivo, contribuindo para o sucesso da empresa ou do órgão público frente a cenários políticos, econômicos e sociais impactados por algum acontecimento relevante na atual conjuntura. 

 

Os Estudos do futuro compõem uma ciência que não se dedica a adivinhar o que está por vir, mas sim a pensar, de forma estratégica e alinhada, eventos que poderão ocorrer em algum momento do futuro, a depender de ações/eventos no presente e/ou situações que poderão ser concretizadas em algum outro momento. A avaliação destes possíveis cenários, seguindo rigorosos critérios metodológicos, geram informações importantes para que organizações e nações possam planejar movimentos para escapar de crises ou encontrar oportunidades. 

 

Tanto a construção de cenários quanto a produção de inteligência são atividades altamente especializadas e necessitam do desenvolvimento de competências para que produzam bons resultados. “O NEP-Mackenzie tem dado contribuições importantes ao governo, a empresas e a pesquisas em outros segmentos acadêmicos. Ano passado, lançamos o livro Cenários Pós-covid 19, possíveis impactos sociais e econômicos no Brasil e duas publicações especiais da Revista Mackenzie, discutindo nossas pesquisas (Revista 1|Revista 2). No ENEP iremos apresentar o que fizemos em 2020 e compartilhar nossos resultados, buscando, sempre, favorecer a ciência, em tempos tão complexos”, explicou a professora Elaine.

 

SERVIÇO

 

III ENEP – Encontro Anual do NEP-Mackenzie

 

Programação e links para assistir

 

02/03/2021 – terça-feira
https://youtu.be/MiIDhXV05T0

 

15:30 – 15:50 – Abertura

 

Prof. Professor Domingos Sávio Spezia – Coordenador Acadêmico

 

Dra. Elaine Marcial, Coordenadora do NEP-Mackenzie

 

15:50 – 16:50 – Palestras de abertura: Estudos de futuro: potencialidades e desafios

 

Dr. Ricardo Borges de Castro (Membro Associado, Global Fellowship Initiative, Geneva Centre for Security Policy e ex-Conselheiro em Prospectiva Estratégica do European Political Strategy Center -EPSC, o think tank interno da Comissão Europeia)

 

16:50 – 17:30 – Como engajar diversas instituições para a prática do foresight? Reflexões a partir do evento anual da OCDE.

 

Dra. Elaine Marcial

 

Dr. Rodrigo Leal

 

Dr. Ricardo Borges de Castro

 

03/03/2021 – quarta-feira
https://youtu.be/KqZjx5hCoY0

 

15:30 – 15:50      Dra. Elaine Marcial – Resultados do NEP-Mackenzie 2020

 

15:50 – 16:00      Dr. Marcello Pio – Competências essenciais para construção e planejamento de cenário

 

16:00 – 16:10      Ms. Marcos Pena – Perspectivas filosóficas sobre estudos de futuro

 

16:10 – 16:20      Dr. Thomaz Frangalia– Avaliação de cenários prospectivo

 

16:20 – 16:30      Dr. Rodrigo Mendes Leal – Cenários Prospectivos, Estratégia e Gestão de Riscos

 

16:30– 16:40       Ms. Marcos Françozo - Usos da prospectiva na definição da estratégia: a experiência da União Europeia e do Reino Unido

 

16:40 – 16:50      Ms. Livia Torres – Observatório Solos – Desafios na consolidação de uma instância prospectiva numa unidade de pesquisa da Embrapa

 

16:50– 17:00       Mestranda Carolina Lopes –Futuro do Trabalho no Brasil em 2030

 

17:00 – 17:10      Ms. Ariel Cecilio Garces Pares – A prospectiva e o uso da inteligência coletiva para uma gestão pública por governança

 

17:10 – 17:20      Perguntas, debate e encerramento (Elaine Moderadora)

---

 

Rafael Querrer

Jornalista

+55 (061) 98623 2599

rafael@querrer.com