NEP Mackenzie realiza evento aberto sobre Estudos Prospectivos

Segunda edição do encontro do grupo de pesquisa terá a participação de doutores e mestres especialistas na área

25.11.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

NEP Mackenzie realiza evento aberto sobre Estudos Prospectivos

O Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) do Mackenzie Brasília realiza, na sexta-feira, 29 de novembro, a o II Encontro NEP Mackenzie, no auditório da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), localizada na 906 sul, entre 14h30 às 18h. O evento contará com a participação de pesquisadores especialistas em cenários prospectivos distribuídos em oito painéis temáticos na programação do evento. “Será um momento muito importante para a troca de informações, estudos e experiências. O Encontro apresentará os resultados dos debates e pesquisas realizadas em 2019”, disse a professora Dra. Elaine Coutinho Marcial, coordenadora Do NEP. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fpmb@mackenzie.br, com o envio de nome, telefone e e-mail.
 
Participarão do evento a própria Dra. Elaine Coutinho Marcial, que abrirá os trabalhos explicando como a “Evolução do projeto define as lições aprendidas”, seguida pelo Dr. Rodrigo Mendes Leal, com palestra sobre o “Planejamento das Estatais no Brasil e perspectivas de utilização de cenários”, e pelo Dr. Hercules Antônio do Padro, que discutirá a “Plataforma de Ideação: um apoio ao planejamento por cenários". 
 
Na sequência, o Dr. Marcello José Pio apresentará o “Competências para um cenarista” e, após um rápido coffee break, o Dr. Thomaz Fronzaglia retoma as atividades com um debate sobre “O uso dos cenários para o planejamento estratégico de CT&I”. “A contribuição do grupo de pesquisa NEP no processo de planejamento por cenários da biblioteca do Ipea” será o tema apresentado pelo Ms. Jhonathan Divino Ferreira dos Santos, enquanto o Ms. Marcos Aurélio Santiago Françoso falará, no momento seguinte, a respeito do “Usos dos forsight”. O evento se encerra com o Ms. Marcos Antonio Gomes Pena Junior comentando “A limitada racionalidade humana: razão prospectiva”. A Dra. Elaine retorna para concluir o encontro.
 
“Os estudos prospectivos produzem informação valiosa sobre o futuro que nos ajudam a decidir melhor hoje, seja para auxiliar a tomada de decisão diária ou de planejamento de curto, médio e longo prazo. Nos libertam dos pontos cegos construídos no dia a dia e nos ajudam a enxergar além do que está estabelecido por nossos modelos mentais”, explica a professora. 
 
“Entretanto, sem pesquisa e inovação, qualquer área fica estagnada, parada no tempo. É preciso compreender melhor os fenômenos do por vir e como identificá-los a partir do hoje. Aprimorar e desenvolver métodos e modelos é chave para a produção de informação sobre o futuro que realmente contribua com o processo decisório. É nesse contexto que o NEP-Mackezie foi criado e desenvolve seus trabalhos de pesquisa pura, aplicada e de desenvolvimento tecnológico, buscando, inclusive, parcerias com outras organizações de pesquisa. E o evento vem para reforçar e divulgar esse trabalho”, completou. 
 

Serviço:

Data: 29 de novembro de 2019
Horário: 14:30 – 18:00
Local: Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília – SGAS 906 Conj A Bloco 1
Asa Sul, Brasília


Programação:

14:30 – 15:00 – Abertura – Dra. Elaine Coutinho Marcial
                        Evolução do projeto Define lições aprendidas

15:00 – 15:20 – Planejamento das estatais no Brasil e perspectivas de utilização de cenários. Dr. Rodrigo Mendes Leal

15:20 – 15:50 – Plataforma de Ideação: um apoio ao planejamento por cenários – Dr. Hercules Antônio do Prado

15:50 – 16:10 – Competências para um cenarista – Dr. Marcello Jose Pio

16:10 – 16:30 – Coffee-Break

16:30 – 16:50 – O uso dos cenários para o planejamento estratégico de CT&I – Dr. Thomaz Fronzaglia

16:50 – 17:10 – A contribuição do grupo de pesquisa NEP no processo de planejamento por cenários da biblioteca do Ipea - Ms. Jhonathan Divino Ferreira dos Santos

17:10 – 17:30 – Usos dos forsight – Ms. Marcos Aurélio Santiago Françozo

17:30 – 17:50 – A limitada racionalidade humana: razão prospectiva: Ms. Marcos Antonio Gomes Pena Júnior

17:50 – 18:00 – Encerramento – Dra. Elaine Coutinho Marcial

--

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

--

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098