Natação do Mackenzie chega ao JEDF 2019 para defender o pódio

Natação do Mackenzie chega ao JEDF 2019 para defender o pódio

07.08.201909h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Natação do Mackenzie chega ao JEDF 2019 para defender o pódio

Time quer repetir o feito de 2018, quando venceu todas as provas das categorias infantil e juvenil

 

A equipe de natação do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) disputará, nos dias 24 e 25 de agosto, os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) 2019, com o objetivo de defender a hegemonia alcançada no ano passado, quando venceu todas as provas das categorias infantil e juvenil (feminino e masculino).

 

Com 38 atletas inscritos, o time entra no campeonato com nadadores federados e esportistas do nado sincronizado. “O forte da nossa equipe, definitivamente, é o grupo. Temos um grupo forte, que se ajuda e que consegue impulsionar cada atleta a alcançar o alto rendimento, durante os torneios”, explicou Renato Dourado, professor de Educação Física do CPMB e treinador de natação.

 

Os destaques do Mackenzie para o JEDF 2019 são Lucas Marcondelli e Gabriel Dourado Fayad, do 9º ano, e Lívia Vargas, do 7º ano, nas categorias infantil masculino e feminino. De acordo com o técnico da equipe, os três são as principais apostas para alcançar os lugares mais altos do pódio. “São atletas que já vem com resultados importantes, desde o ano passado, e com bom desempenho nos treinos, sempre observados e acompanhados de perto nos torneios”, explicou Renato Dourado. 

 

No ano passado, Vargas conseguiu vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), disputando com meninas dois anos mais velhas que ela. Já Fayad é o atual campeão Estadual e do Centro-Oeste nas provas de 50 e 100 metros (m) Peito e tem grandes chances de disputar o Sul-Americano escolar com  a Seleção Brasileira.

 

O time entrará em todas as etapas da natação do JEDF 2019, o 50 e o 100 m de todos os estilos - Crawl, Peito, Borboleta e Costas; o 200 m Medley, que mistura as quatro modalidades em uma única prova; os 200, 400 e 800 m Livres; o revezamento quatro por 50 (4 x 50) Livre; o 4 x 50 Medley e o 4 x 50 Medley Misto, com nadadoras e nadadores.

 

Para garantir o resultado, os treinos tem sido bastante intensos, garante Renato Dourado. A ideia é fazer com que os atletas atinjam a alta performance, até o início do campeonato. “Estamos em ritmo forte, desde que voltamos às aulas”. Os atletas entram na piscina pelo menos três vezes na semana, por 1h30, e ainda fazem o aprimoramento físico fora da água, em períodos e dias alternados. “Isso sem contar que as meninas do nado sincronizado e o pessoal que é federado chegam a treinar pelo menos três vezes mais do que a nossa carga normal”, explicou o docente.

 

Nesse ano, a preparação para o JEDF inclui ainda a participação dos atletas em outros torneios, como o Festival das Escolas de Natação, organizado pela Federação de Desportos Aquáticos de Brasília (FDA). Nas duas últimas etapas o CPMB alcançou o 2º e o 3º lugar do pódio, respectivamente

 

A equipe de natação do CPMB está sob o comando de Renato Dourado desde 2016. De lá pra cá, a preparação vem sendo focada em competições maiores, a exemplo do JEDF 2019. Em 2017, o time ficou em terceiro nos Jogos. “Nossa equipe já nasceu forte, inclusive, já perdemos alguns atletas para clubes e times, mas continuamos com excelentes atletas e muito interesse dos alunos, tivemos até que separar a equipe principal dos novatos, que ficarão em uma pré-equipe”, explicou.

 

JEDF

Essa é a 59ª edição do JEDF, que reúne os vencedores de cada Região Administrativa (R.A.), como são conhecidas as cidades que compõem o DF, das faixas etárias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os vencedores representam o Distrito Federal nos Jogos Escolares da Juventude, a competição nacional. Com visibilidade, o  JEDF promove os alunos e muitos deles seguem carreiras promissoras nos esportes que praticam. 

 

“Os jogos escolares são a competição mais importante a nível escolar no DF. É através dos jogos escolares que são descobertos a maioria dos futuros atletas, como a campeã olímpica Sarah Menezes, do Judô, que competiu de 2005 a 2007”, concluiu Dourado.

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098