Mackenzie Brasília traz à Capital Federal tradição e excelência com processo seletivo inédito

Processo seletivo 2021 usa Histórico Escolar para preenchimento de vagas nos cursos de Administração, Direito e Engenharia Civil  (Conheça os cursos ao final da matéria)

21.12.202009h27 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Mackenzie Brasília traz à Capital Federal tradição e excelência com processo seletivo inédito

As notas e o histórico escolar do Ensino Médio serão critério para ingresso direto na Educação Superior em formato inovador de seleção adotado pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). O processo afere de forma completa os candidatos às vagas, avaliando seu desempenho escolar e seus objetivos acadêmicos. O Passaporte Mackenzie propõe uma avaliação do desempenho e da dedicação dos estudantes durante o período em que cursaram a 1ª, a 2ª e a 3ª séries, somada à análise de uma carta de admissão, humanizando ainda mais o processo seletivo. 

 

Os interessados deverão enviar à Faculdade uma Carta de Apresentação e o Histórico Escolar do Ensino Médio. O documento, que deverá ser redigido conforme orienta o edital - acesse aqui -, tem caráter eliminatório. Já a avaliação do histórico, por outro lado, será classificatória. As notas atingidas ao longo de cada ano escolar no Ensino Médio serão calculadas em Média Gerais Anuais referentes a cada série. Para a seleção, essas notas precisarão ser maiores ou iguais a sete. Elas serão multiplicadas, individualmente, por valores definidos para cada etapa (1ª série x1, 2ª série x2, 3ª série x3), e posteriormente somadas para o ranqueamento dos pleiteantes.

 

Transferência externa, vestibular agendado e a segunda graduação são os outros métodos de ingresso na FPMB, que chegou a Brasília para trazer a tradição e a excelência de ensino que acompanham o Mackenzie há 150 anos. Na cidade, o campus da Faculdade terá 15 mil metros quadrados e, hoje, na parte já construída, conta com equipamentos mobiliários e recursos tecnológicos de ponta em todos os ambientes. O corpo docente é formado por mestres e doutores com vasta experiência no Poder Público e na Iniciativa Privada. Um dos objetivos pedagógicos centrais de todos os cursos é aproximar os estudantes das práticas profissionais mais atualizadas do mercado.

 

A Faculdade tem convênio com mais de 178 universidades estrangeiras e abre, ainda, a possibilidade para que os graduandos completem o curso fazendo disciplinas à distância na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. O Mackenzie está entre as 10 Instituições de Ensino Superior mais reconhecidas do País e, na 906 sul, oferecerá graduações nos cursos de Administração, Direito e Engenharia Civil. A instituição também oferece cursos de Pós-Graduação e Extensão voltados para a formação de gestores, negociadores e pesquisadores, além do foco na atualização profissional. 

 

CONHEÇA ALGUNS DOS CURSOS OFERECIDOS 

 

 

Administração

Para acelerar o amadurecimento profissional e a inserção no mercado de trabalho, durante seis semestres do curso, os estudantes terão em sua rotina acadêmica Laboratórios Práticos Interdisciplinares que simularão, inclusive com o auxílio de aplicativos e programas, o ambiente do mercado profissional permitindo ao estudante exercitar a visão estratégica organizacional para a tomada de decisão e integrativa de todos os processos e funções necessários ao exercício da gestão de excelência.

 

Desde o início, os estudantes aprendem a solucionar problemas com base em exemplos reais de mercado ou suas adaptações, em modelo similar ao realizado pela Harvard University. Uma das melhores aplicações desse modo de pensar baseado em evidências é a Sala Invertida, uma metodologia de ensino que fortalece o protagonismo de cada aluno quando é confrontado com estudos de caso, resolução de problemas, seminários e muito mais. 

 

O método baseado em exemplos reais e experimentação tem aberto muitas portas até para quem ainda está no Mackenzie. Uma prova disso é a imensa quantidade de alunos que são inseridos no mercado de trabalho logo no início do nosso curso de Administração. É o Mackenzie disponibilizando ao seu egresso o diferencial necessário para se inserir imediatamente no Mercado de Trabalho.

 

Não menos importante, todos os professores do curso possuem expertise na alta administração pública e/ou privada, o que permite trazer a prática organizacional para dentro da sala de aula.

 

Direito

 

Com experimentação prática desde o 1º semestre, o curso de Direito no Mackenzie oferece Laboratório de Práticas Jurídicas (LPJ) a partir do 7º semestre e preparação constante para as mais disputadas provas, concursos e para o exame da OAB. O LPJ é um ambiente que reúne em sua atmosfera conceitos acadêmicos e a prática jurídica, possibilitando aos Estudantes atuarem como profissionais do mercado enquanto aplicam conceitos visitados em salas de aula.

 

O Desafio Jurídico Mackenzie, por exemplo, é uma das ações que materializam a prática profissional num clima de competição e superação. Os estudantes se reúnem em equipes para apresentar soluções jurídicas para casos reais a professores que se organizam simulando uma banca avaliadora. 

 

O diferencial do curso é o foco em preparar os alunos para solucionar conflitos — uma habilidade fundamental nos tempos atuais. Temos também componentes curriculares inovadores com disciplinas como biodireito, desenvolvimento e políticas públicas, direito e sustentabilidade, direito digital e Resoluções Alternativas de Disputas (RAD). 

 

O corpo docente é formado por professores mestres e doutores com larga experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação, como Juízes, membros do Ministério Público, Advogados da União, Delegados de Polícia e Advogados militantes. Neste grupo, temos Ministros de Estado com desempenho em funções como Advogado-Geral da União e outros profissionais de importância nacional, confira aqui. 

 

Engenharia Civil

 

A Faculdade conta com os mais modernos recursos físicos e tecnológicos, como os Laboratórios de Materiais de Construção, Geotecnia, Recursos Hídricos, Topografia e Computação, para desenvolver projetos com tecnologia BIM, necessários para a formação do engenheiro civil que atuará nas áreas de gestão e projetos, construção civil, estruturas e fundações, infraestrutura de transportes e geotecnia, meio ambiente e recursos hídricos.

 

Dessa forma, a instituição garante a formação prática dos alunos no ensino, na pesquisa e na extensão e, também, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que permitem ao futuro engenheiro analisar de forma crítica as atividades profissionais relacionadas ao planejamento, projeto, execução e manutenção das obras.

 

O Centro-Oeste tem apresentado uma demanda crescente de engenheiros civis para executar todas as funções, por isso nossa grade curricular auxilia o futuro engenheiro a conseguir se destacar em todas as áreas relacionadas a sua formação. Já nos primeiros semestres da graduação, os estudantes terão aulas de linguagem de programação, geoprocessamento, materiais de construção e empreendedorismo, além de outras disciplinas que unem teoria e prática.

 

Oferecer uma formação alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais é o mínimo; por isso, o modelo pedagógico do curso possibilita ao aluno a experimentação. E isso torna a nossa faculdade diferente de outras instituições de ensino.

 

Pós-Graduação 

 

Entre os principais cursos de Pós-Graduação estão:

 

 

O curso é voltado para a formação de profissionais da iniciativa privada capazes de dialogar com o governo e capacitar gestores públicos na tarefa de ouvir a sociedade nas três principais dimensões estratégicas de trabalho: Direito, Comunicação e Inteligência, aprofundando o estudo de estratégias/práticas de RIG inclusive mediante vivências de internacionalização.

 

 

Esta especialização é voltada para a capacitação de profissionais da área do direito na área de processo civil e suas variadas temáticas atuais, visando ao aprimoramento na interpretação analítica e crítica(construtiva) do Código de Processo Civil/2015 (CPC/2015), sob a ótica dos julgados proferidos pelas Cortes Superiores, especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 

 

A Pós busca desenvolver competências para a formulação de estratégias e políticas públicas com base em cenários prospectivos, megatendências e produção de inteligência. Simultaneamente, enfatizar e aprimorar os processos decisórios, de governança, e de gestão estratégica, mitigando o risco estratégico nas organizações.

 

 

O foco do curso é qualificar profissionais que sejam capazes de atuar com base nos aspectos normativos de desempenho das edificações, avaliando os requisitos da qualidade do ambiente construído, com seus materiais, componentes e sistemas, incluindo seu comportamento acústico e térmico.

 

 

A especialização proporciona uma sólida e abrangente formação técnica e acadêmica, alinhando conhecimentos teóricos e práticos, com o propósito de capacitar os participantes para atuarem como peritos judiciais e assistentes técnicos no âmbito judicial e extrajudicial.

 

Extensão

 

O Mackenzie Brasília tem cinco cursos de extensão que prometem transformar os currículos e ajudar a abrir portas no mercado de trabalho. Com até 30 horas de carga horária, as aulas exploram os temas centrais de especializações destacadas da instituição, sob a condução de professores Mestres ou Doutores, atualizados com as últimas tendências, discussões e tecnologias de cada área de atuação abordada.

 

 

Estimular uma cultura voltada à inovação em projetos, produtos e serviços, por meio do Design Thinking, é um dos objetivos centrais do segundo curso de extensão inaugurado pelo Mackenzie Brasília. Os estudantes trabalharão o desenvolvimento de habilidades do pensamento sistêmico para o relacionamento direto com instituições públicas e privadas. A ideia é familiarizar um comportamento vanguardista, utilizando métodos e ferramentas de coexperiência e codesign. 

 

 

O curso de Técnicas de Negociação propõe o aprofundamento em propostas persuasivas de comunicação, com ênfase nos elementos de promoção da cooperação. Serão apresentados conteúdos ligados à análise, preparação, identificação de alternativas, sequenciamento, postura, gestão da competitividade e conclusão de acordos. Os participantes aprenderão, também, as diferenças, os limites e a preparação de cada modelo de negociação. E discutirão, ainda, o poder da informação, táticas de interação e reação durante a construção de uma acordo, entre outras questões. 

 

 

Os conceitos de governança, gestão de riscos corporativos, continuidade de negócios e conformidade estão imprescindíveis para os gestores, neste momento em que precisam lidar com os desafios e transformações impostos pelo avanço das tecnologias disruptivas. O curso de Extensão em Gestão de Riscos Corporativos, Continuidade de Negócios e Conformidade discute, também, os papéis do controle interno e da auditoria no processo de gestão de riscos. Os alunos serão capacitados quanto à sua visão de negócios, ao potencial para identificar e resolver problemas, bem como à organização do trabalho.

 

 

Voltado para profissionais de Tecnologia da Informação, Administradores, Gestores e Profissionais de empresas públicas e privadas, o curso de Extensão em Inteligência Organizacional propõe o desenvolvimento da liderança e das competências para o apoio em processos decisórios. 

 

 

A proposta do curso é   analisar as competências e habilidades necessárias aos gestores para a concepção de estratégias que mudem o comportamento de pequenas ou grandes equipes. O participante será habilitado a elaborar um projeto que estimule o grupo a superar adversidades e lidar com as mudanças de contexto, adaptando-se às novas rotinas com mais facilidade. 

 

O curso é voltado para pessoas que participam de grandes decisões, experimentando tensões e desafios, mas também para aqueles que buscam melhores atitudes frente a quaisquer dificuldades impostas.

 

---

 

Mackenzie Brasília
Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

--

Assessoria de Comunicação

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521-9398 | (61) 98623-2599