Estudantes de administração desenvolvem projeto para avaliar a importância da Gestão de Pessoas

Estudantes de administração desenvolvem projeto para avaliar a importância da Gestão de Pessoas

13.06.201910h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Estudantes de administração desenvolvem projeto para avaliar a importância da Gestão de Pessoas

Alunos do curso de administração visitaram empresas para conhecer as práticas de gestão de pessoas e analisar o perfil de liderança dos administradores responsáveis.

 

A importância da gestão de pessoas no cotidiano das empresas foi tema de trabalho de campo desenvolvido por estudantes do 5º semestre do curso de Administração, da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). Os graduandos visitaram organizações privadas e públicas para compreender e avaliar as estratégias de gestão utilizadas pelos executivos responsáveis. A intenção foi identificar como os aspectos teóricos, assimilados em sala de aula, são aplicados no mercado de trabalho, além de promover a experiência direta dos alunos com as práticas profissionais.

 

“Nesse semestre, trabalhamos sobre a gestão de pessoas e os seus desdobramentos relacionados a liderança e equipe. Refletimos e discutimos acerca do papel do líder, os diferentes perfis e sobre os estilos e possibilidades de comunicação do líder com a sua equipe. Tentamos entender quais são os desdobramentos dessa comunicação. Os alunos foram a campo vivenciar o contato com diferentes estilos de gestão.  Visitaram o ambiente de trabalho e conheceram o ritmo, a qualidade e o espaço oferecido para as técnicas de gestão de pessoas”, explicou a professora Elisa Leão, que ministra o componente curricular “Gestão de Pessoas I”. 

 

De acordo com a docente, a gestão de pessoas pode ser definida como um conjunto de métodos utilizados para atender às necessidades dos colaboradores e mantê-los nos cargos e funções correspondentes. Acrescenta-se a isso o investimento no capital humano da empresa, permitindo o desenvolvimento dos colaboradores nos quesitos profissional e pessoal. A ideia é que essas práticas, agrupadas, transformem o cenário corporativo e estimulem a equipe, evitando conflitos internos, a alta rotatividade de pessoas e os resultados baixos que impactam diretamente na lucratividade.

 

Entre os sustentáculos de uma boa gestão de pessoas, segundo a docente, estão a motivação, a comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias, o trabalho em equipe, o estimulo ao conhecimento e o reconhecimento das competências, além do treinamento e do desenvolvimento dos empregados. “Todas as empresas se beneficiam com a gestão de pessoas, porque mesmo que a equipe seja pequena, elavai liderar usando a gestão de pessoas. Com a falta de liderança como você faz para influenciar uma pessoa? Se você tiver uma estratégia específica pra isso, influenciará com muito mais facilidade e eficácia, caso contrário essa pessoa pode, inclusive, não gostar do trabalho dela”, disse.

 

Os estudantes visitaram as empresas para averiguar quais desses pilares estavam sendo aplicados nos ambientes de trabalho e quais eram os resultados obtidos a partir do gerenciamento de práticas de gestão de pessoas ou pela sua falta. O objetivo, além da visita ao ambiente profissional, era o de gravar entrevistas com os administradores responsáveis sobre a questão da gestão de pessoas, visando construir o perfil do líder e avaliar seu planejamento para o lido com os funcionários.

 

O grupo de Louis Fillipe, por exemplo, optou por visitar a gestão aplicada à Igreja Presbiteriana Nacional, o pastor Reverendo Obedes Ferreira da Cunha é o responsável. “Os principais pontos observados estavam relacionados à liderança do pastor, que se pauta na reflexão e no liderar com amor”, explicou o estudante. “Eu entendo que liderança sempre vai começar com o relacionamento, os relacionamentos te colocam nessa posição. A outra questão é a coragem, que pra mim é uma palavra-chave. É preciso sempre estar seguro. Por fim, a última expressão-chave é a capacidade de distribuir tarefas, de coordenação, principalmente buscando outros líderes”, comentou o Reverendo durante a entrevista.

 

Entre os pontos mais fortes observados no processo de gestão de pessoal orientada pelo pastor está a proximidade com os funcionários. “Observamos que o diálogo é constante. Se algum colaborador está chateado, apático em um dia específico, ele faz questão de se aproximar para ajudar. Ele se faz presente para os funcionários, sempre mostrando preocupação, e isso, pelo que percebemos, deixa todos os trabalhadores motivados e felizes com o trabalho”, avaliou Louis Fillipe. 

 

“A boa comunicação consegue estimular os colaboradores e, de acordo com o seu desenvolvimento, pode fazê-los sentirem-se parte fundamental de todo o processo”, concluiu a professora Elisa Leão.

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098