Correios vai ao CPMB para apresentar Filatelia às crianças do ensino fundamental

Objetivo da atividade foi aproximar os estudantes da prática de colecionar selos e seus benefícios no processo educacional

23.10.201917h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Correios vai ao CPMB para apresentar Filatelia às crianças do ensino fundamental

Nos dias 17 e 19 de setembro, representantes dos Correios estiveram no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) para ensinar a arte de colecionar selos aos alunos do 2º, 3º e 4º ano. Os funcionários contaram um pouco da história da filatelia, destacando a importância da prática e presentearam os alunos com selos de diversos temas e tamanhos, incluindo alguns mais raros e com alto preço no mercado de colecionadores. As crianças ainda ganharam um jogo de dominó temático e um quadro com explicações lúdicas sobre o hobbie. A ideia era apresentar os conceitos e promover o interesse das crianças, que terão a oportunidade de desenvolver a atividade no Clube Filatélico MackStamps George Chamberlain, reiniciado na última terça-feira, dia 23 de setembro. 

 

A Filatelia, estudo e coleção de selos e materiais relacionados, é um dos hobbies mais nobres do mundo. Além do objetivo óbvio de acumular e organizar selos raros, comemorativos ou relacionados à alguma memória afetiva, os filatelistas também resgatam questões históricas, políticas, sociais e até biológicas, conseguindo contar e recuperar eventos marcantes apenas pelos papéis utilizados como carimbos em cartas e documentos oficiais, a exemplo das guerras, ocasiões políticas diplomáticas, mudanças no comportamento social ou detalhes sobre a flora e fauna de determinada região. Montagem que exige um estudo aprofundado e uma pesquisa que vai além das possibilidades permitidas pela tecnologia, atualmente. 

 

"Etimologicamente formada das palavras gregas phílos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a Filatelia é normalmente definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby de colecionismo, a Filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo”, explica, institucionalmente, o material entregue pelo Correios. 

 

“A Filatelia pode ser uma ferramenta muito importante para as crianças, pois auxilia no processo de educação, promovendo o interesse, a pesquisa, o aprendizado de coisas novas, isso além do questão do lazer, do foco e da atenção. São coisas que a gente busca, hoje, para elas, nessa faixa de idade”, explica a professora Maria Aparecida Silva, que coordena o Clube Filatélico MackStamps.

 

Mackstamps

 

O Mackstamps foi inaugurado, oficialmente, no dia 4 de outubro de 2013, em solenidade oficial no auditório do CPMB, e contou com o lançamento de um selo personalizado e carimbo comemorativo – na ocasião, o Mackenzie completava 143 anos. Na época, ainda foi aberta a exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes do Ensino Fundamental I na Oficina Filatélica e das coleções sobre Fauna e Flora Brasileiras e Dinossauros.

 

O Clube Filatélico MackStamps George Chamberlain, que homenageia o missionário e fundador do Colégio, pretende despertar o interesse das crianças para a arte da filatelia, considerada um fator de integração social, comunicação, intercâmbio cultural, de pesquisa e oportunidade de estudos referentes às várias particularidades do selo postal. O grupo se reúne todas as terças e quartas de 12h10 às 13h e de 18h10 às 19h.

 

“Mas, a filatelia não se desenvolve apenas nos encontros do MackStamps, vai além. É algo que a criança vai fazer em outros momentos, principalmente com a família. Por isso, a ideia é que também possamos trazer para o clube os pais, irmãos, primos, tios… Sabemos que esse hobbie é uma tradição que vem de casa, em várias ocasiões. Havendo o interesse, abriremos o clube, também, aos sábados pela manhã”, concluiu a professora.

 

-----

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

--

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098