Coral Infantil do CPMB se apresenta no McDia Feliz para promover solidariedade

Exibição será parte das ações de um dos projetos do Mackenzie Voluntário e visa impulsionar doações para Abrace e Hospital da Criança

20.08.201915h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Coral Infantil do CPMB se apresenta no McDia Feliz para promover solidariedade

O Coral Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB) se apresentará no próximo sábado, 24 de agosto, a partir das 12h, no McDonald's da 506/507 norte. A participação do grupo, formado por 130 crianças do CPMB - estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental -, compõe a programação do McDia Feliz, evento comunitário da rede de restaurantes que redireciona a verba da venda de sanduíches para instituições de combate ao câncer, e parte da agenda do Mackenzie Voluntário (MV), conhecida como “De mãos dadas com a cidade”.

 

A etapa é liderada pela professora de música Janice Gennari, coordenadora de Arte e regente do Coral Infantil. A exibição ocorrerá, principalmente, com o objetivo de promover doações para a Abrace e para o Hospital da Criança, instituições que assistem ao público infantil com Câncer.  

 

O repertório a ser entoado pelos alunos do Coral está composto pelas músicas “Alô Galera”, de Thelma Chan, “Todo dia é dia”, escrita por Marcos Valle para a abertura da série de televisão “Vila Sésamo”, “Maria Fumaça”, “Coqueiro” e “Tippi”, de Cecília Cavalieri, “Leilão de Jardim”, poema de Cecília Meireles, musicado por Júlia Bueno, “Amigo, estou aqui”, tema do filme Toy Story, composto por Randy Newman, “O X da questão”, da professora Janice Gennari, e “Desconecta”, de Daniel Salles.

 

O Mackenzie Voluntário tem como foco desenvolver junto aos alunos e à comunidade mackenzista a cultura do voluntariado. O “De mãos dadas com a cidade”, por exemplo, é um dos projetos do programa, voltado exclusivamente para ações sociais em Brasília e nas regiões do entorno da cidade. A ideia é contribuir com melhorias na qualidade de vida de grupos de pessoas carentes, atuando diretamente com iniciativas de assistência, fomento à cultura, fortalecimento educacional e aumento do bem-estar da população. 

 

“Os primeiros projetos do Mackenzie Voluntário que liderei, em Brasília, eram voltados à comunidade do Varjão, onde eu desenvolvia um trabalho socioeducativo voluntário ligado à Igreja Presbiteriana do Lago Norte, com crianças e adolescentes. Com o passar dos anos, fui conhecendo outras organizações voltadas ao trabalho social. Considerando o grande número de alunos que temos no Ensino Fundamental Anos Iniciais, percebi que haveria a possibilidade de atendermos a mais de uma instituição em nossa cidade e entorno”, explicou a professora Janice.

 

“Assim, no ano passado, decidi nomear o projeto de ‘De mãos dadas com a cidade’, desenvolvendo ações com a comunidade do Varjão, o Instituto Batucar e a ABRACE - nesse último caso, participando do McDia Feliz. Dando continuidade à mesma ideia, seguimos com o ‘De mãos dadas com a cidade’, neste ano”, acrescentou ela. 

 

De acordo com a Gennari, a parceria do Coral Infantil com o McDia Feliz nasceu há três anos e também tem sido importante para o processo de formação dos alunos. “É uma ótima oportunidade de nossos alunos, por meio da música, exercitarem a solidariedade e entenderem a importância dessa iniciativa do Instituto Ronald McDonald, que mobiliza diversos setores da sociedade e contribui para o aumento do índice de cura do câncer infantil e juvenil”, concluiu a docente. 

 

Mackenzie Voluntário

 

Nesta edição do Mackenzie Voluntário, em Brasília, o projeto “De mãos dadas com a cidade” começou com a participação dos Batucadeiros, um dos beneficiados do programa, que trabalha a música para promover educação e cidadania, no Congresso “Arte, Meio Ambiente e Fé Cristã”, realizado no CPMB, em julho deste ano. O Instituto Batucar nasceu em 2006 a partir das experiências do Projeto Batucadeiros que, desde 2001, trabalha para reduzir carências em localidades próximas a Brasília. O uso da percussão corporal tem sido o eixo central da proposta do Instituto, que atende a crianças e jovens, proporcionando-lhes acompanhamento escolar e inclusão no mercado de trabalho e no ensino superior. 

 

O Mackenzie Voluntário é um programa realizado no contexto das atividades institucionais do Mackenzie, que congrega as diversas ações de cidadania, solidariedade e responsabilidade social e ambiental, desenvolvidas ao longo do ano em entidades sociais, comunidades carentes, na sociedade em geral. Todos esses projetos e ações desenvolvidos são baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

 

Inicialmente, sob o nome “Dia Mackenzie Voluntário”, o programa institucional foi implantado em 2004 como um marco ao início de uma nova abordagem da ação de responsabilidade social no Mackenzie. Sua principal finalidade é a de sensibilizar, mobilizar e integrar toda a comunidade mackenzista, além de parceiros, amigos e familiares, num movimento de aproximação com as comunidades e de promoção da participação social como forma de aprendizagem e exercício de cidadania, de incentivo à geração de conhecimento específico e de contribuição qualificada para o desenvolvimento social.

 

O mês de outubro foi escolhido para a realização do projeto devido este ser o mês em que se comemora o aniversário do Mackenzie. O primeiro “Dia Mackenzie Voluntário” aconteceu em 8 de outubro, como parte das atividades do Dia do Mackenzista, em celebração ao 134º aniversário do Mackenzie. Foi realizado nos locais em que o Mackenzie tinha unidade (São Paulo e Distrito Federal), além do Estado de Minas Gerais, estado sede da presidência da IPB.

---

 

Assessoria de Comunicação

Mackenzie - Unidade Brasília

Rafael Querrer 

rafael.querrer@viveiros.com.br

(61) 3521 - 9098