Observação Importante
Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.
Apresentação
O curso proposto está em consonância com as novas legislações e diretrizes da educação nacional que tem como foco a construção sócio-histórica dos conceitos acerca da Educação Inclusiva na perspectiva sociocultural. Para tanto, o curso pretende desenvolver conhecimentos sobre a temática tendo como foco a potencialização do desenvolvimento integral e transformador de futuros educadores e educandos de modo conectado com as demandas do século XXI: prática(s) didática(s) que consideram as diferenças, a inclusão, a empatia, a reflexão e a consciência crítica alinhadas ao exercício da cidadania.
Objetivo
Promover, por meio de ações sistematizadas, objetos de conhecimento e objetos de ensino em prol de formação pedagógica envolvendo práticas didáticas e educativas inclusivas, oferecendo, por meio do trabalho colaborativo e virtual, uma formação que promova as qualidades humanas, educação significativa e transformadora tanto para os educandos quanto para os educadores. Discutir as práticas pedagógicas que se consideram necessárias para a efetiva melhoria da educação e problematizar como realizar uma prática docente inclusiva.
Público-Alvo
Profissionais com Licenciatura Plena, Fonoaudiologia e áreas direcionadas à Educação. Graduados interessados em atuar na Educação Especial em distintas redes de ensino quanto, espaços de educação formal e não-formal.
Possibilidades de Atuação
O aluno estará apto a ser promotor de educação inclusiva em ambientes colaborativos, cooperativos e acolhedores.
Programa
- Fundamentos para uma educação na perspectiva sociocultural;
- Fundamentos Históricos da Educação Especial Inclusiva;
- Reflexões sobre a diversidade, identidade e diferença;
- Educação para a cidadania;
- Práticas Inclusivas – reflexões docentes;
- Avaliação: Apresentação dos materiais e estratégias didáticas.