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Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

O curso proposto está em consonância com as novas legislações e diretrizes da educação nacional que tem como foco a construção sócio-histórica dos conceitos acerca da Educação Inclusiva na perspectiva sociocultural. Para tanto, o curso pretende desenvolver conhecimentos sobre a temática tendo como foco a potencialização do desenvolvimento integral e transformador de futuros educadores e educandos de modo conectado com as demandas do século XXI: prática(s) didática(s) que consideram as diferenças, a inclusão, a empatia, a reflexão e a consciência crítica alinhadas ao exercício da cidadania. 

Objetivo

Promover, por meio de ações sistematizadas, objetos de conhecimento e objetos de ensino em prol de formação pedagógica envolvendo práticas didáticas e educativas inclusivas, oferecendo, por meio do trabalho colaborativo e virtual, uma formação que promova as qualidades humanas, educação significativa e transformadora tanto para os educandos quanto para os educadores. Discutir as práticas pedagógicas que se consideram necessárias para a efetiva melhoria da educação e problematizar como realizar uma prática docente inclusiva.

Público-Alvo

Profissionais com Licenciatura Plena, Fonoaudiologia e áreas direcionadas à Educação. Graduados interessados em atuar na Educação Especial em distintas redes de ensino quanto, espaços de educação formal e não-formal.

Possibilidades de Atuação

O aluno estará apto a ser promotor de educação inclusiva em ambientes colaborativos, cooperativos e acolhedores. 

Programa

  • Fundamentos para uma educação na perspectiva sociocultural;
  • Fundamentos Históricos da Educação Especial Inclusiva;
  • Reflexões sobre a diversidade, identidade e diferença;
  • Educação para a cidadania;
  • Práticas Inclusivas – reflexões docentes;
  • Avaliação: Apresentação dos materiais e estratégias didáticas.