Compartilhe nas Redes Sociais

Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

Identifica-se na contemporaneidade uma valorização das questões que envolvem a formação de memória e, por consequência, a preservação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico. Os horizontes dessa ação social organizada se ampliam determinando novos espaços; territórios que se integram nos permitindo vivenciar as pré-existências, transformando-as e consolidando-as. 
Esta realidade avança discussões e aproxima o indivíduo da possibilidade de reconhecer a si mesmo como parte de um amplo universo sociocultural, tornando-o mais gentil e aberto a integrar a dinâmica de diálogo constante entre o passado e o futuro.
 

Objetivo

Este curso pretende despertar o interesse para a preservação das pré-existências de valor patrimonial, agindo assim de forma crítica e responsável sobre a própria história, pensando na viabilização de sua conservação e restauro.

Público-Alvo

Formação universitária em Arquitetura e Urbanismo, História da Arte e da Arquitetura, Artes Visuais, Engenharia, Antropologia, Sociologia e Advocacia.

Programa

  • História e Teoria do Restauro Arquitetônico; 
  • Legislação de Salvaguarda no Brasil;
  • A prática de projeto para Conservação e do Restauro de bens culturais e Formas de Viabilização para desenvolvimento de projetos de conservação e restauro e execução de obras através de fundos privados e leis de incentivo;
  • Técnicas Construtivas Tradicionais e fatores de degradação e Introdução à Ciência da Conservação; 
  • Oficina de Restauro: Argamassas; 
  • Oficina de Restauro – Prospecções Pictóricas; 
  • Estudos de caso de intervenção em edifícios de valor patrimonial; 
  • Oficina Projetual para aplicação dos conceitos e partidos de intervenção adotados.