Exploração, explotação e ambidestria: inovação para a geração de valor

Exploração, explotação e ambidestria: inovação para a geração de valor

Administração, Economia e NegóciosAcademack

Silvio Popadiuk

 

 


A inovação incremental ou radical exige das organizações um esforço constante no gerenciamento, na aplicação, na criação e na busca de conhecimentos. O gerenciamento do conhecimento consiste em uma abordagem teórica que se traduz pelos conceitos organizacionais de exploração, explotação e ambidestria.

Este livro apresenta esses três conceitos concernentes ao gerenciamento do conhecimento das organizações e identifica os reflexos dessas orientações nas inovações incrementais ou radicais e no desempenho das empresas. Trata-se de uma profunda revisão da literatura sobre esses conceitos, jamais abordados em textos brasileiros, decorrentes de estudos realizados pelo autor desde 2005.

Sob a perspectiva acadêmica, professores, pesquisadores e estudantes poderão utilizá-los em salas de aulas, tanto em cursos de graduação como na pós-graduação, ou mesmo como referência em novos estudos que envolvam temas afins. Além dos três conceitos chave, são feitas considerações sobre modelos de tomada de decisão, aprendizagem organizacional, teoria evolucionária, design organizacional, gestão estratégica, dynamic capabilities, capital social e intelectual, e visão baseada em recursos (VBR).

Clique aqui para ler um trecho do livro.

Ano: 2015

ISBN: 9788582932568

Dimensões: 14 x 21 cm

Qtd. páginas: 200

Compartilhe nas Redes Sociais