Dúvidas gerais sobre os cursos de Pós-Graduação (Especialização) na modalidade EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Segundo o MEC, “ (...) a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)”.  

Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EAD) os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço, na mesma hora. O material pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet – recurso mais comum atualmente.  

  

De acordo com resolução CNE nº 1, de 6 de abril de 2018 do Ministério da Educação, assim, como ocorre na modalidade presencial dos cursos de PósGraduação (Lato Sensu), o aluno que pretende cursar a Pós-Graduação (Lato Sensu) na modalidade EAD, devem ser diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. Por se tratar de uma modalidade a distância, o aluno, também, precisa ter acesso à uma tecnologia mínima exigida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para que ele possa participar efetivamente do curso.

Estudar a distância não é um modismo e nem uma experiência inovadora. De formas distintas, através dos tempos, pessoas têm estudado a distância por motivos diversos. Porém, o estudo a distância nos dias de hoje, reúne uma série de vantagens que podem ser facilmente percebidas: 

  • Liberdade de escolha: cada aluno pode estudar de acordo com suas necessidades. A dimensão do espaço e do tempo passa a ser uma questão pessoal. 
  • Mobilidade: não só no sentido literal da palavra, onde o aluno pode “levar” o curso para onde quiser, mas também no sentido da visitação de novos espaços através da Internet ou até mesmo a construção de outros. 
  • Acessibilidade: pessoas distantes fisicamente podem estudar determinado assunto, onde antes, havia a necessidade de deslocamentos. Sem os deslocamentos, é feita uma considerável economia em transportes. 
  • Individualidade na aprendizagem: o aluno tem mais oportunidades para a atenção individualizada, quando na interação com o tutor-professor. 
  • Tempo da aprendizagem: possibilidade de retomar conteúdos já estudados no momento em que houver a necessidade. Isso significa que todo o conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana. 
  • Interação: possibilidade de se conectar com pessoas de países ou culturas diferentes. 
  • Materiais: utilização de materiais de estudos em diferentes mídias. 
  • Contato com a tecnologia: cursos a distância online necessariamente precisam do suporte tecnológico. Sendo assim, os alunos estão sempre em contato com as novidades e com as diferentes possibilidades tecnológicas. 

Não. O aluno de cursos a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebe toda a orientação necessária (tutoriais, vídeos de apoio e canais de comunicação) para acessar os cursos e realizar as diversas atividades propostas.  

Para que o aluno possa participar do curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie há necessidade de: 

  • Conexão Internet 1MBps ou superior; 
  • Navegadores, Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão 29.0.1547 ou superior; 
  • Plug-In Flash Player atualizado; 
  • Adobe Acrobat Reader atualizado; 
  • Plugin Java atualizado; 
  • ShockWave player Atualizado; 
  • PC com 1 GHz, processador Intel ou AMD; 
  • 512 MB RAM; 
  • 32 – Bits ou 64-Bits : Windows XP Service Pack 2, ou posterior, Windows Vista, firefox 4 ou superior; 
  • Windows 7 ou superior; 
  • 120GB de HD disponíveis• Mac Computer – Intel Core Processo ou superior; 
  • Mac OS X 10.8 ou superior;  512 MB RAM ou superior; Safari 5 ou superior. 

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) utiliza como plataforma para o oferecimento dos seus cursos a distância o Moodle. Ao se matricularem os alunos terão acesso a um tutorial sobre como usar as ferramentas disponíveis no Moodle. Dessa forma, não é requisito ter conhecimentos prévios sobre o uso da plataforma para se tornar um aluno. 

O curso Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), autorizado conforme Portaria 368 do MEC, emite diploma sem diferenciação, uma vez que o documento tem a mesma validade e reconhecimento que o curso presencial, conforme normativas do MEC – Ministério da Educação.

Sim, já que o diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor de um curso presencial.

  • Duração do curso, com conclusão prevista em 1 ano.
  • Network com os demais alunos da turma e compartilhamento de experiências de diferentes regiões e realidades brasileiras.
  • Curso totalmente online, promovendo a autonomia e o protagonismo estudantil.
  • Corpo docente altamente qualificado, com os mesmos professores dos cursos presenciais.
  • Interação online semanal com os professores para esclarecimentos de dúvidas e discussões sobre o conteúdo.
  • Acesso a materiais atualizados sobre o tema, além de referências de leitura e interativas.
  • Acesso as bases das nossas bibliotecas físicas e virtuais que oferecem milhares de títulos sobre as diversas áreas do conhecimento.
  • Atividades online, com comparecimento aos Polos EaD somente para realização das provas finais dos componentes curriculares e apresentação da monografia.

Não. Um curso a distância tem o mesmo nível em termos de conteúdo e avaliações. A diferença está na forma como o aluno faz a condução de seus estudos.

Para cada componente curricular (disciplina) o aluno deve dedicar no mínimo 4h de estudos semanais. Além disso, é necessário que o aluno desenvolva uma rotina de estudos. É fundamental ter disciplina para obter sucesso nos estudos. Os alunos que estudam a distância devem ter autonomia para pesquisar e se desenvolver. O professor é apenas um mediador no processo de desenvolvimento do estudante.

Não. O curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância é realizado em menos tempo. No entanto, a carga horária é a mesma dos cursos presenciais. A única diferença é que o aluno que opta por fazer o curso a distância fará mais disciplinas em um mesmo módulo.

Os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) apresentam a mesma proposta de grade curricular dos cursos presenciais, totalizando 432 horas aulas, sendo estruturado em 5 módulos:

Módulo

Carga horária

Componente Curricular

Duração

Módulo 1

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 2

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 3

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 4

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 5

48 horas aulas

Aplicação do conhecimento

2 meses (08 semanas)

TOTAL

432 horas aulas

 

10 meses

Salientamos que para as turmas de fevereiro de 2020, deve-se seguir o calendário letivo da Universidade.

O calendário de oferta de turmas dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância será o mesmo das turmas presenciais, ou seja, com dois momentos distintos de início por semestre: fevereiro ou maio e, agosto ou outubro, conforme cronograma previamente definido e divulgado.

Optou-se pela formação de turmas, visto ser de fundamental importância nos cursos de Pós-Graduação a convivência e troca de experiência entre os alunos, fomentando o networking.

Cada turma terá, na média, 70 alunos. Assim, serão consideradas turmas novas, quando houver no mínimo 50 e, no máximo, 90 alunos.

O processo de matrícula inicial nos cursos de especialização será online, realizada pelos discentes ingressantes, precedida da apresentação dos documentos regulamentados e o aceite do contrato de prestação de serviços educacionais com o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

No momento da matrícula, além da escolha do curso, o aluno deverá escolher o Polo EaD ao qual estará vinculado, tendo em vista que será neste local que o aluno realizará as provas presenciais e a apresentação da monografia, ao término do curso.

A matrícula só será considerada efetivada após o pagamento da primeira parcela correspondente à etapa a ser frequentada pelo discente. As demais mensalidades estarão disponíveis no Terminal Informativo Acadêmico (TIA).

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferecerá as atividades presenciais dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância em seus polos. Confira todos os endereços e contatos no site: www.mackenzie.br/ead/polos-presenciais/ 

Desconto aplicado aos alunos de especialização (a partir da 2ª mensalidade):

10% para funcionários de empresas conveniadas

15% para Mackenzistas que tenham concluído curso do Ensino Médio no Colégio Presbiteriano Mackenzie ou Graduação e/ou Pós-Graduação na UPM


Dúvidas sobre o cálculo da média dos componentes curriculares (disciplinas) e requisitos para aprovação

A avaliação final do aluno (100%) será composta da seguinte forma:

  • 20% participação: realização das atividades de fixação (testes de múltipla escolha) e participação nos fóruns.
  • 30% realização das atividades de aprofundamento (essas atividades exigem mais tempo por parte do aluno para sua realização, pois o aluno deverá produzir algo de autoria própria, por exemplo um texto analítico crítico, uma resenha, um resumo, uma análise técnica, um sistema, um parecer e etc.).
  • 50% avaliação final presencial (composta por questões no formato de testes de múltipla escolha).

A média mínima a ser obtida pelo aluno para aprovação nos componentes curriculares (disciplinas) é 7,0 (sete).

Média dos Componentes Curriculares = (Nota A*20% + Nota B*30% + Nota C*50%)

Sendo que:

Nota A = Média das atividades que compõem a nota de participação no Moodle, tais como: realização das atividades de fixação e participação nos fóruns.

Nota B = Média das atividades que compõem a nota das atividades de aprofundamento no Moodle, ou seja, das atividades em que o aluno deve elaborar algo mais complexo, por exemplo: um texto analítico crítico, uma resenha, um resumo, uma análise técnica, um sistema, um parecer e etc.

Nota C = Nota da Prova Presencial.

Uma vez que um aluno fica reprovado em algum componente curricular (disciplina), ele deve cursá-lo novamente de forma integral, ou seja, fazer todas as atividades das trilhas de aprendizagem e mais a prova presencial. Para tanto, é necessário preencher requerimento de rematrícula disponível no TIA: TIA > Requerimentos > Matrícula em Componente Curricular em Dependência - Lato Sensu. Salienta-se que a solicitação deve ser efetuada com 15 dias de antecedência do início do componente ao qual o aluno deseja matricular-se.


Dúvidas sobre as atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e sobre as Atividades Presenciais

As atividades que compõem a nota de participação, ou seja, as atividades de fixação e os fóruns devem ser entregues semanalmente (no domingo de cada semana) de acordo com o cronograma das trilhas de aprendizagem do módulo vigente.

As atividades de aprofundamento podem ser entregues até o último domingo do módulo vigente. No entanto, não recomendamos que os alunos deixem para entregar essas atividades no último dia, porque elas demandam tempo e pesquisa para serem elaboradas.

Frisa-se que não há possibilidade de reenvio da atividade, ou seja, é permitida apenas (01) uma submissão do arquivo.

Sim. Está disponível em cada componente curricular, no ambiente virtual moodle, a ferramenta “solicitação de revisão de nota” localizado dentro do link “Fale com professor”. Este recurso deverá ser utilizado para solicitar eventuais revisões na avaliação das atividades de aprofundamento e fóruns.

Salienta-se que, ao término de cada componente curricular, não serão aceitos pedidos de revisão dessas atividades.

As únicas atividades presenciais se referem a realização das provas finais das disciplinas agendadas pelo aluno (de 1 a 4 momentos distintos no Polo) e apresentação da monografia ao final do curso.


Dúvidas sobre as Provas Presenciais

O aluno sempre deve observar o cronograma de sua turma e se atentar que existe um período para agendamento e posteriormente para realização das provas presenciais ao final de cada módulo do seu curso. Além disso, os alunos serão avisados por e-mail quando do início do período de agendamento das provas presenciais. Portanto, cabe ao aluno garantir que o seu e-mail informado no cadastro no site da UPM está correto. Durante o período de agendamento das provas presenciais ao acessar o Terminal Informativo Acadêmico (TIA) o aluno verá um aviso informando que o sistema para agendamento de provas está aberto, juntamente a esse aviso será disponibilizado um link em que o aluno será direcionado para o sistema de agendamento de provas. Ao acessar o sistema de agendamento de provas o aluno terá acesso as informações relacionadas as datas e aos horários disponibilizados pelo polo ao qual ele possui vínculo para realização de suas provas presenciais.

O cancelamento da prova deverá ser realizado automaticamente, por meio do Terminal Informativo Acadêmico – TIA) observando-se o período mínimo de 24 horas de antecedência do horário previamente agendado.

Sim. Desde que o período para agendamento de provas ainda esteja aberto. No entanto, para conseguir fazer um reagendamento primeiro é necessário fazer o cancelamento da prova presencial que já foi agendada.

Sim. Desde que não tenha se esgotado o período de agendamento de provas presenciais do módulo 4.

Não. As provas presenciais podem ser feitas até o final do módulo 4. No entanto, não recomendamos a prática do acúmulo de provas para o final do módulo 4, porque o aluno terá muito conteúdo para estudar e muitas provas para fazer em curto período de tempo. O ideal é que o aluno faça as provas dos componentes curriculares (disciplinas) ao final de cada módulo cursado.

As provas presenciais são compostas por 10 (dez) questões de múltipla escolha, ou seja, questões objetivas com alternativas de resposta.

Sim. Para tanto, é necessário fazer um requerimento na plataforma TIA > Requerimentos > Revisão de nota especificando qual(is) é(são) a(s) questão(ôes) e justificando o porquê não concorda com a(s) questão(ões) e/ou com o(s) seu(s) gabarito(s) ou quaisquer outros problemas relacionados as questões da prova.

Sim. Após a finalização e envio da prova presencial pelo aluno via Moodle e também quando findo o período de aplicação das provas presenciais pelo polo o aluno poderá consultar a sua prova no Moodle, tendo acesso as questões, as alternativas selecionadas e enviadas e a correção realizada pelo sistema com o gabarito indicando a alternativa correta.


Dúvidas sobre o módulo de Aplicação do Conhecimento (AC) e o Trabalho de Aplicação de Conhecimento (TAC)

Não. Conforme previsto no Regulamento dos cursos de Pós-Graduação os alunos dos cursos de especialização na modalidade EaD só podem cursar o módulo de (AC) caso tenham sido aprovados em todos os componentes curriculares (disciplinas) do curso.

O Trabalho de Aplicação do Conhecimento (TAC) que é desenvolvida no módulo de Aplicação do conhecimento (AC) tem por finalidade desenvolver um trabalho prático e aplicado baseada na resolução de problemas organizacionais. Durante 10 (dez) semanas o aluno será orientado de modo a fazer entregas semanais que terão um desenvolvimento progressivo e crescente e resultará na última semana na (TAC) pronta (finalizada). Durante o processo de desenvolvimento da (TAC) o aluno será avaliado com base em suas entregas parciais que terão uma somatória de zero a seis pontos e a entrega final da (TAC) revisada valerá de zero a quatro pontos. Portanto, o valor total da (TAC) é de zero a dez pontos. Para ser considerado nesse módulo o aluno deve obter uma nota igual ou superior a sete.

O aluno deverá cursar o componente curricular (AC) novamente, da mesma forma que qualquer outro componente curricular (disciplina). Uma vez que um aluno fica reprovado em algum componente curricular, ele deve cursá-lo novamente de forma integral. Para tanto, é necessário preencher um requerimento de rematrícula disponível no TIA: TIA > Requerimentos > Matrícula em Componente Curricular em Dependência - Lato Sensu.


Dúvidas sobre trancamento e cancelamento de matrícula

Não existe trancamento total ou parcial nos cursos de pós-graduação na modalidade EaD.

Sim. O aluno pode solicitar o cancelamento do curso por meio do Terminal Informativo Acadêmico (TIA).